A ONG Centro Social da Rua, que atende pessoas sem-teto em Porto Alegre, foi uma das oito iniciativas vencedoras do Viva Voluntário, premiação do governo federal que reconhece as melhores iniciativas de voluntariado do Brasil. Com aproximadamente 150 pessoas trabalhando em programas de higiene, saúde e educação para moradores de rua, a ONG é a única gaúcha na lista, que concorreu na categoria "Voluntariado nas Organizações da Sociedade Civil".
Embora esse seja o primeiro reconhecimento recebido pelo grupo, que atua desde 2016 pelas ruas da Capital, as ações realizadas já são bastante conhecidas entre os moradores de rua. A primeira, que deu início à ONG, foi o Banho Solidário: em cima de um reboque, dois chuveiros — um feminino e outro masculino —, oferecem água quente para tomar banho. Já a mais recente, a Lavanderia da Rua, coloca à disposição dos sem-teto duas máquinas de lavar e uma de secar roupas. Além disso, eles oferecem também acompanhamento psicológico e jurídico, doação de roupas e materiais de higiene e educação sexual.
— A gente só se deu conta do tamanho do nosso projeto quando nos inscrevemos no edital. Construímos algo com as pessoas, é uma gama de atividades. Dá mais vontade de seguir com o voluntário, de fazer a diferença na vida das pessoas — comemora Letícia Andrade, coordenadora-geral da ONG Centro Social da Rua.
A premiação levou em conta quantos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) os inscritos atendiam. Tais pontos, propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), orientam os países participantes sobre quais políticas sociais precisam ser construídas para a melhora do bem-estar da população. Ao todo, são 17 objetivos e 169 metas a serem cumpridas até 2030, que incluem, por exemplo, a erradicação da pobreza e a redução das desigualdades.
Como prêmio, a organização poderá apresentar um projeto social no valor de R$ 50 mil, que, caso aprovado, será financiado pela Fundação Banco do Brasil. A cerimônia está marcada para 28 de agosto, no Palácio do Planalto, em Brasília.
Confira a lista de vencedores:
Voluntariado nas Organizações da Sociedade Civil
- Voluntários do Centro Social da Rua
Centro Social da Rua
Porto Alegre/RS - 25 Anos de Voluntariado Amigos Do Bem
Amigos do Bem Instituição Nacional contra a fome e a miséria
São Paulo/SP
Voluntariado no Setor Público
- Núcleo de Apoio a Projetos Educacionais e Culturais (NAPEC)
Fundação Osvaldo Cruz - Instituto Nacional da Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira
Rio de Janeiro/RJ - Parceria com Instituições Sociais através de Chamada Pública Permanente
Copel - Companhia Paranaense de Energia
Curitiba/PR
Voluntariado Empresarial
- Programa de Voluntariado Fundação Telefônica Vivo
Fundação Telefônica Vivo
São Paulo/SP - Semeando o Futuro-Programa de Voluntariado Corporativo Cargill
Fundação Cargill
São Paulo/SP
Líder Voluntário
- Coletivo de mulheres indígenas artesãs terena, da Aldeia Tico Lipú
Janir Gonçalves Leite - Curumim Cultural - Comunidade Cultural
Bruno Costa Lopes de Carvalho