No Morro da Polícia, zona leste da Capital, nesta sexta-feira (10), um comentário era unânime entre quem precisava enfrentar o vento e circular pelas ruas:
— Bah, tá muito frio!
O local, a 290 metros de altitude, registrou a temperatura mais baixa da Capital no dia, junto ao bairro Glória: 5,1ºC, segundo o Sistema de Vigilância Meteorológica da Defesa Civil da Prefeitura Municipal de Porto Alegre (Metroclima). Mas a sensação era de frio ainda mais intenso, cerca de 0,5°C por volta das 15h, devido ao vento forte.
Para amenizar a friaca, a promotora legal popular Neusa Vitória de Oliveira Marques, 57 anos, recorreu a um casaco grosso, toca, cachecol e um bom chimarrão.
— Eu tô arrepiada de frio! Passo por vários pontos do morro para buscar as crianças que vêm fazer reforço escolar aqui em casa, e senti muito a temperatura baixa. Tive que colocar todas as roupas que consegui — conta ela.
Sobrinha de Vitória, a dona de casa Bárbara Marques Pereira, 30 anos, sentiu a diferença de temperatura quando saiu de sua residência, no bairro São José, até chegar à casa da tia, no morro.
— Conforme a gente vai subindo, o vento fica mais forte. A temperatura não deu trégua o dia inteiro, mas no final da tarde fica ainda mais frio! — diz ela.
A empregada doméstica Lilian Pereira, 48 anos, que mora com dois filhos e dois netos, luta para manter as crianças entretidas dentro de casa durante os dias de temperatura baixa.
— Se eu não ficar em cima, eles querem sair para brincar na rua. Com tanto frio, se eles saírem, vão se esfriar ainda mais. E ainda tem essa umidade: quando a gente lava, as roupas demora muito pra secar, e não temos tantas assim — diz ela.
Outras temperaturas mínimas na Capital nesta sexta-feira:
— Lomba do Pinheiro: 7,5°C
— Sarandi: 8,6°C
— Tristeza: 8,7°C
— São João: 9,0°C
— Cento Histórico: 9,6°C
— Petrópolis: 10,1°C
Fonte: Metroclima