A falta de pavimentação na Rua Vinte e Cinco de Dezembro, na Vila Minuano, inferniza moradores. Cheia de buracos, a manutenção na rua de terra no bairro Sarandi dificulta a higiene nas casas a margem da via. Conforme relato publicado no aplicativo Pelas Ruas, feito por Ângela Veiga dos Santos, 40 anos, a comunidade já teria pedido ajuda da prefeitura, mas o problema não foi solucionado. Em dias de chuva, a situação se agrava. A via é uma das 1.351 que não possuem pavimentação em Porto Alegre.
— A gente cuida das casas, para deixa a rua bonita, mas desse jeito não adianta. Quando chove, fica cheio de buraco e barro para todo lado — diz Ângela.
Segundo ela, que mora há 37 anos na Vinte e Cinco, o local tem bastante movimento: além de residências, há estabelecimentos comerciais no local. Outra reclamação é a poeira, que entra nas casas dos moradores:
— Às vezes, a prefeitura vem e passa a patrola, mas isso só piora. Depois, levanta poeira por dias. A gente tem que acordar mais cedo para jogar água na rua. Tem que fazer isso a cada três horas, senão fica tudo sujo.
De acordo com a secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim) da Capital, a Divisão de Conservação de Vias Urbanas (DCVU) realiza regularmente a manutenção da via quando demandada.
Conforme a pasta, o trecho precisa da implantação de "infraestrutura completa" com drenagem, colocação de meios fios e pavimentação com blocos de concreto, que é utilizado como padrão na região. Contudo, a obra depende de verbas para execução, além de ser demandada através do Orçamento Participativo (OP).
Saiba como usar o aplicativo Pelas Ruas, que é gratuito
1) Para baixar, basta entrar na App Store ou na Play Store e buscar o aplicativo pelo nome.
Usa iPhones? Clique aqui e baixe
Usa celulares Android? Clique aqui e baixe
Requisitos - iOS 9.0 ou superior (compatível com iPhone, iPad e iPod touch) - Android 4.1 ou superior
2) Ao abrir o aplicativo, a tela inicial mostra a marca Pelas Ruas e solicita o login do usuário. Ele é feito a partir do Facebook ou de conta no Google.
3) Após o acesso, pode ser visualizada a linha do tempo, em que aparecem as postagens dos usuários; é possível acompanhá-las e fazer comentários.
4) Para fazer um post, o usuário pode utilizar uma foto tirada por meio do próprio aplicativo ou da galeria de imagens do celular.
5) Após escolher uma das opções, basta descrever o problema e marcar a localização (por GPS ou a partir de um mapa). É só publicar e aguardar a aprovação: quando isso ocorre, o aplicativo mostra uma notificação.