Porto Alegre terá mais um posto de saúde aberto à noite a partir desta segunda-feira (11): a Unidade de Saúde Tristeza, na Avenida Wenceslau Escobar, 2.442, passa a funcionar até as 22h. Os pacientes serão atendidos por ordem de chegada, ou seja, não é preciso agendamento. O local contará com quatro médicos, duas enfermeiras, três técnicas de enfermagem, um dentista e um auxiliar de saúde bucal.
A expectativa da Secretária Municipal de Saúde (SMS) é de que sejam acolhidas cerca de 50 pessoas por noite. Elas serão atendidas por médicos de família — caso precisem passar por um especialista, o encaminhamento deve ser feito na hora: o paciente recebe um ticket e, com o número do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), pode acompanhar o andamento da sua requisição no site da prefeitura.
Esse é o terceiro posto a fazer parte do Programa Saúde Noite e Dia, que já ampliou o horário de atendimento nas unidades de saúde São Carlos, no bairro Partenon, e Modelo, no Santana. Desde o início do projeto, já foram realizadas 28 mil consultas médicas à noite — mais de 2 mil por mês.
Segundo o secretário da saúde de Porto Alegre, Erno Harzheim, a unidade da Tristeza foi escolhida para participar do programa devido à grande circulação de pessoas por transporte público.
— Estamos saindo da região central e indo em direção à região periférica. É mais fácil para quem mora nos bairros ao redor por causa dos itinerários dos ônibus, são pessoas que trabalham e estudam e passam por ali sempre — explica Harzheim.
A meta da prefeitura, conforme o secretário, é contar com pelo menos oito unidades de saúde com atendimento noturno até 2020. Ele espera que a quarta seja definida ainda neste ano.