Uma cavalgada de 16 quilômetros em homenagem a São Jorge, entre os bairros Belém Novo e Lami, no extremo sul de Porto Alegre, chegou a sua 25ª edição neste domingo (22). O dia do santo é comemorado nesta segunda-feira (23).
O tradicional evento, realizado pelo Templo Universal da Paz Pai Francisco de Luanda – Tala, foi mais uma das celebrações que festejam um dos mais populares santos na igreja católica, que nas religiões afro é identificado como Ogum.
Entre os fiéis que percorreram a cavalo o trajeto seguindo a imagem estavam representantes do Movimento Tradicionalista Gaúcho, integrantes da Brigada Militar e de frequentadores de haras da região.
O motorista de carro por aplicativo João Paulo Silva, 35 anos, participa da cavalgada há 15 anos. Desta vez, estava acompanhado da filha Sofia, seis anos:
– É o momento de agradecer pelo bom ano que tivemos e pelas graças alcançadas. E de dar o exemplo de fé para a filha, seguindo também as tradições gaúchas. Há dois dias Sofia não parava de falar da cavalgada, estava muito ansiosa.
Natália Ávila, sete anos, e a mãe, a cuidadora de idosos Jéssica Côrrea Klein, 27 anos, de Viamão, participaram do evento pela primeira vez, cada uma em seu cavalo.
– Para ela, esse momento é uma diversão. Gostamos dessa integração – conta a mãe.
O motorista Rudimar Souto Alves, 33 anos, participou da cavalgada com o filho Matheus, três anos, e o sobrinho Pietro, oito anos. Para ele, o evento reúne fé e tradição e se reforça a cada ano com as amizades feitas com outros devotos.
– Primeiro, meu sobrinho vinha no cavalo comigo, agora que ele já tem o dele. Meu filho vem desde bebê. Sempre aproveito para agradecer e pedir proteção. Todos os dias, quando saio de casa, peço isso a São Jorge – conta ele, que transporta cargas pelo Estado.
Confira a programação dedicada a São Jorge nesta segunda-feira (23):
Paróquia São Jorge: Avenida Bento Gonçalves, 2.948, Porto Alegre
- Alvorada Festiva às 7h
- Missas às 7h, às 8h, às 10h, às 12h, às 14h, às 16h, às 18h e às 20h
- Almoço às 12h
- Procissão Luminosa às 21h
Tenda no Calçadão de Canoas
- Divulgação e orientação sobre o sincretismo de Ogum e São Jorge, distribuição de cartilhas sobre oferenda ecológica, exposição da imagem de São Jorge e imagens de Ogum, das 9h às 17h. Atividade em parceria com a Fauers.
- Apresentação da Turma de Tamboreiros da Fauers com professor Jorge Grinã, às 16h