Duas empresas que vendem ingressos para shows em Porto Alegre são investigadas por suspeita de aplicarem golpe, impedindo os consumidores de irem aos espetáculos. O Procon da Capital recebeu cerca de 50 denúncias envolvendo a Stubhub e a Viagogo, que fazem a venda online.
A diretora executiva do Procon, Sophia Vial, afirma que, no caso da Stubhub, os consumidores faziam a compra online, mas em nenhum momento recebiam os ingressos. Já sobre a Viagogo, ela afirma que as pessoas compravam os ingressos inteiros e recebiam meia-entrada, mesmo não tendo direito a este tipo de ticket — assim, não conseguiam acessar os shows. Em alguns casos, chegavam a ser encaminhados ingressos para outros eventos.
— É uma sacanagem o que é feito com o consumidor, que, na hora de usar o ingresso, não podia, porque pagava, muitas vezes, valores altos, mas não era estudante, nem idoso, e não podia acessar o evento que queria. Nós já havíamos recebido algumas denúncias no ano passado, mas o número começou a crescer neste ano, e resolvemos fazer o alerta porque há vários shows ocorrendo em 2018 em Porto Alegre — explica Sophia.
O Procon instaurou um procedimento para investigar as duas empresas, que são de outros países, e pediu às operadoras de cartão Visa e Mastercard para que ajudem a identificar quem está recebendo os pagamentos dos ingressos. O entendimento do Procon é de que, neste golpe aplicado pelas empresas, os consumidores são lesados duas vezes: por não conseguirem ingressar no evento e por não obterem o dinheiro de volta.
A Delegacia do Consumidor (Decon) também tem um inquérito aberto para investigar a Viagogo, já que foram recebidas denúncias semelhantes, em que eram entregues ingressos de meia-entrada para pessoas que pagaram pelo ticket inteiro. A polícia encaminhou, nessa quarta-feira (18), uma notificação para que a empresa se manifeste por escrito e para que apresente os responsáveis legais pelo site.
— Se ficar comprovado, no decorrer do inquérito, a má fé, pode haver indiciamento por estelionato. Quem se sentir lesado pode procurar a polícia, porque isso é crime contra as relações de consumo — alerta o titular da Decon, delegado Rafael Liedke.
A Delegacia do Consumidor fica na Avenida Pres. Franklin Roosevelt, 981, no bairro São Geraldo, em Porto Alegre. O Procon da Capital fica na Rua dos Andradas, 686, no Centro.
A reportagem não localizou responsáveis pelo site da Viagogo.
A StubHub se posicionou por meio de nota:
"A StubHub informa que possui um serviço de atendimento ao consumidor que funciona 24h por dia, sete dias por semana, por meio de seu site. Os nossos clientes contam com a garantia líder de mercado FanProtect, por meio da qual, caso alguma eventualidade impeça sua entrada no evento escolhido, substituímos seus ingressos por outros semelhantes, melhores ou, na falta de ingressos, reembolsamos completamente o consumidor. Somos uma plataforma de compra e venda de ingressos entre particulares disponível em 48 países ao redor do mundo. A empresa pertence ao grupo eBay e atua para garantir aos fãs a melhor experiência possível."