O prefeito Nelson Marchezan assinou nesta segunda-feira (12) o decreto que permite que empresas adotem rotatórias e canteiros centrais em Porto Alegre. Segundo cálculos da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, há 400 áreas disponíveis aos empresários.
Até agora, 20 empresas já manifestaram interesse em adotar estes espaços e estão negociando com a prefeitura. Caberá a elas realizar a manutenção dos locais com ações de limpeza, capina, roçada e pintura de meio-fio. O local poderá ter o anúncio da marca. Os contratos poderão ter vigência de um a dois anos, com possibilidade de renovação. Segundo a assessoria da secretaria, a contrapartida para as empresas é a possibilidade de divulgar suas marcas em espaços determinados.
Pontos das avenidas Ipiranga, Loureiro da Silva, Wenceslau Escobar e Icaraí estão entre as áreas que podem ser adotadas. O investimento previsto é de R$ 5 a 7 mil por mês. O canteiro da Avenida Osvaldo Aranha é um dos que mais depende de investimento, por ser uma área extensa, que tem a iluminação pública inclusa no contrato.
O manual para adoção dos espaços pode ser acessado aqui.