Ponto de encontro dos vizinhos aos finais de semana, a Praça Frank Long, no bairro Passo d'Areia, vem perdendo o brilho: segundo os moradores, o consumo de drogas e assaltos na região tem afastado os frequentadores. Cansados do descaso, um grupo de 16 pessoas resolveu fazer uma vaquinha para resolver o problema. No sábado passado (24), pagaram R$ 30 para um profissional cortar parte da grama do local. No sábado que vem, mais R$ 100 serão investidos para limpar o resto da praça — é mais espaço para brincar com os cachorros.
— A gente tava sentando no meio do mato. Aí o pessoal tava abandonando, não queriam mais ir. Há uns dois meses, minha esposa pegou duas pessoas fazendo sexo, era nove da manhã — conta Manuel Nelson Silveira, 61 anos, organizador pela vaquinha.
Com balanços, campo de futebol e cancha de bocha, a praça foi recebeu a festa de aniversário do cachorrinho de estimação de Manuel, Frederico, em 2016. A festa teve bolo para cão, presentes e cerca de 40 pessoas com seus pets. É esse o cenário que os moradores pretendem resgatar.
— Isso não é um protesto, a gente não é contra nada nem ninguém. Não é essa a mensagem. Mas essa é uma área de lazer dos cachorros, é uma área nossa, onde conversamos, vemos como foi a semana do outro, compartilhamos — argumenta.
Moradores da rua contam que o descaso acontece há pelo menos um ano.
Veja o que diz a prefeitura:
Conforme a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), por meio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), a manutenção da praça foi feita pela última vez em 16 de dezembro.
"O atual contrato de praças foi elaborado na antiga gestão e prevê dez equipes diárias para realizar os serviços nas mais de 650 praças de Porto Alegre. O referido contrato iniciou em outubro de 2016 a ser executado pelo DMLU, sendo anteriormente a responsabilidade da zeladoria nas praças da antiga SMAM. A capacidade do contrato é de execução de cerca de 200 praças por mês, o que possibilita o retorno das equipes em cada uma, em média, a cada três meses. Semanalmente, é publicado no site da prefeitura a programação das praças que receberão as equipes do DMLU (limpeza, capina e roçada), da DIP (manutenção de iluminação pública) e de serviços de podas de árvores. A programação demonstra quais são os serviços que cada uma das praças receberá. Diariamente, ainda, também é publicada as praças que estão recebendo os serviços no dia. Essa publicação da programação serve para aumentar a transparência da prestação de serviços e convida a população a fiscalizar a qualidade do trabalho. Admitindo a insuficiência do atual contrato, a Secretaria de Serviços Urbanos solicitou ao DMLU a elaboração de um novo projeto básico que preveja maior produtividade e desempenho pela prestadora de serviços. O contrato neste momento está em tramitação junto a CELIC.
— Ocorrências como estas evidenciam mais uma vez os graves problemas financeiros enfrentados pela cidade, resultado de décadas e de decisões equivocadas, falta de investimentos e irregularidades na prestação de serviços e contratos de manutenção. A falta de recursos, devido à crise financeira do município, também potencializa as dificuldades, para que tenhamos soluções mais efetivas e breves, deixando clara a necessidade de uma reestruturação financeira para o bem estar de Porto Alegre. Neste sentido, a prefeitura já encaminhou para a Câmara de Vereadores uma série de reformas estruturais que a cidade precisa para equilibrar as contas — afirma o Secretário Municipal de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário.