A esperança de conseguir um trabalho levou dezenas de transexuais à fila no Sine Municipal na manhã desta segunda-feira (29), no centro de Porto Alegre. Em uma ação inédita na capital, estão sendo oferecidas 200 vagas específicas para o público trans. Na lista estão cargos para telemarketing, auxiliar de serviços gerais, atendente de farmácia, fiscal de loja, gerente comercial, entre outros.
— O intuito é dar dignidade para a população Trans. Essa ação nunca aconteceu em Porto Alegre. Há um mês estamos conversando com empresas e elas toparam. Além de tirar o público de pontos de prostituição e de drogadição, a empregabilidade vai trazer mais dignidade para essas pessoas — explicou Dani Boeira, coordenador da diversidade sexual e gênero da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte.
Além dessas 200 vagas específicas, o público transexual também pode se candidatar às vagas oferecidas diariamente no Sine.
Desempregada há cerca de um ano, a transexual Roberta dos Santos Dias lamenta que ainda existe muito preconceito e a dificuldade para conseguir um emprego é grande, segundo ela.
— Eu trabalhava em um motel. Estou buscando trabalho, mas a gente nota que tem muito preconceito, infelizmente. Em geral, só conseguimos vagas em áreas onde não há muita exposição para outras pessoas — disse.
Vencer o preconceito é um grande desafio, na avaliação de Desirre Oliveira. Natural de Canoas e Dona do título de Miss Brasil Transex. Ela esteve durante a manhã no Sine como convidada do evento.
— Aos poucos estamos ganhando espaço que já era para ter conseguido há muitos anos. As pessoas falam que não, mas o preconceito existe. Eu já enfrentei muito isso. Temos que mostrar que também somos seres humanos e merecemos respeito como qualquer outra pessoa — disse.
Para os transexuais que não possuem documentos, a direção do Sine lembra que estão sendo convencionadas carteiras de trabalho e segunda via da certidão de nascimento. O mutirão se estende até às 17h na Rua Sepúlveda, entre a Avenida Mauá e a Rua Siqueira Campos. Caso as 200 vagas não sejam preenchidas nesta segunda-feira, a população trans poderá retornar na terça-feira.
O Sine estadual também está realizando mutirão de vagas de emprego nesta segunda-feira. São 3.284 ofertas em todo o Estado, sendo cerca de 1 mil em Porto Alegre. No início da manhã, filas se formaram na agência do Sine estadual da José Montaury. Para se candidatar, é preciso ir a uma das agências do Sine munido de currículo e carteira de trabalho.