Em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, nesta terça-feira (30), o secretário Municipal de Gestão e Planejamento, José Alfredo Parode, disse que há perspectiva de retomar obras paradas da Copa já a partir de fevereiro.
Na segunda-feira (29), a prefeitura teve autorização federal para utilizar R$ 115 milhões que estavam reservados à implantação dos ônibus rápidos (BRT) nos projetos previstos para o Mundial de 2014. A liberação dos recursos deverá acontecer ao mesmo tempo em que a prefeitura obtêm R$ 120 milhões por empréstimo junto ao Banrisul, diz Parode. Esse valor será usado na retomada de obras paradas, enquanto os R$ 115 milhões dos BRTs devem impulsionar projetos que ainda não começaram, como a duplicação da segunda parte da Rua Voluntários da Pátria.
— Nós estamos priorizando o eixo da Terceira Perimetral — disse Parode.
A expectativa da prefeitura é que os dois recursos cheguem ainda em fevereiro. A primeira providência será quitar as dívidas com as construtoras e, assim, retomar os projetos da Terceira Perimetral — passagens de nível na Ceará, Cristóvão Colombo e Anita Garibaldi — quase prontas e interrompidas em 2017 por falta de pagamento. Isso será feito com os recursos vindos do empréstimo do Banrisul (as regras do financiamento com a União não permitem usar o dinheiro do BRT para pagar os atrasados, que são responsabilidade do município).
— Deveremos ter a comunicação por parte da Caixa Econômica Federal nos próximos 15 dias (para a liberação dos recursos do BRT). A partir daí, então, com a assinatura do contrato do Banrisul, teremos condições de retomar todas as 11 obras da Copa — afirmou.
Ouça a íntegra da entrevista:
Parode acredita que os trabalhos na Terceira Perimetral possam ser concluídos em até cinco meses após a retomada, visto que algumas estão em estágio avançado — caso da Avenida Ceará, 85% concluída.
Os recursos do BRT liberados na segunda-feira permitirão realizar desapropriações na Rua Voluntários da Pátria — que ainda não teve o trecho da ponte do Guaíba à Rua São Pedro iniciado — e na Avenida Tronco. Além de realizar drenagem e pavimentação na Avenida Ernesto Neugebauer e da Rua José Pedro Boéssio, no bairro Humaitá.
O secretário disse ainda que, apesar do uso de recursos que estavam destinados aos BRTs, o projeto de ônibus rápidos não foi descartado. A ideia é montar uma solução integrada com os coletivos da Região Metropolitana. No entanto, não há previsão de quando se dará continuidade aos trabalhos. Ele ressaltou que R$ 35 milhões gastos na pavimentação dos corredores da Protásio Alves, Bento Gonçalves e João Pessoa foram reconhecidos pelo Ministério das Cidades — a prefeitura não terá de devolver os valores.
— Os BRTs não tinham projeto executivo e os valores eram totalmente incompatíveis com o valor aprovado na Caixa Econômica Federal — explicou.