A poucos quilômetros de Porto Alegre, o Parque Estadual de Itapuã, em Viamão, é uma das opções para quem quer aproveitar os dias de verão em contato com a natureza. Assim como no início de 2017, os visitantes poderão ingressar somente à na Praia das Pombas. Conforme a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), o acesso às outras duas praias — da Pedreira e de Fora — não está liberado devido à dificuldade de acesso gerada pelos temporais dos últimos meses.
Durante o veraneio, o local funcionará de quinta a domingo, das 9h às 19h. A Praia das Pombas tem capacidade para até 350 pessoas, que só acessam o local mediante compra de bilhete. O ingresso custa R$ 15,99 por visitante — podendo ser reajustado em 2018, mas, segundo a Sema, ainda não há definição do valor. Crianças de até nove anos não pagam. Os tíquetes podem ser adquiridos na entrada do parque.
O Itapuã oferece infraestrutura com banheiros, vestiários, estacionamento e vigilância. Conforme a Sema, os visitantes podem usar as churrasqueiras instaladas no parque, mas cada um deve levar o próprio carvão, não sendo permitido o uso de qualquer tipo de material existente no parque, como lenha e gravetos.
Há ainda uma exposição fotográfica permanente com diversas imagens da unidade de conservação no Centro de Visitantes. Para os aventureiros, é possível fazer as trilhas da Onça e da Pedra da Visão, conduzidas por moradores da região de Itapuã que foram treinados.
Para informações sobre as trilhas e agendamento de grupos, é preciso entrar em contato pelos telefones (51) 3494-8083 e (51) 3494-8082 ou pelo email cv-itapua@sema.rs.gov.br.