Centenas de policiais da Brigada Militar, com apoio da Polícia Federal, Judiciário, Conselho Tutelar e Bombeiros, cumprem na manhã desta quarta-feira (6) reintegração de posse em casas invadidas na região do Porto Seco, na zona norte de Porto Alegre. A operação, que conta com apoio de um helicóptero, começou às 7h na Rua Ariovaldo Alves Paz.
A reintegração de posse ocorre em moradias que pertencem ao programa Minha Casa, Minha Vida, da Caixa Econômica Federal, e foram invadidas há cerca de um ano por 390 famílias.
Por volta das 7h30min, oficiais de Justiça começaram a notificar os moradores. Não houve reação e a saída é pacífica.
Cerca de 90 caminhões foram disponibilizados pela Caixa Econômica Federal para que os moradores coloquem os pertences.
— A maioria das pessoas tem onde ficar, pois foi uma invasão visando o lucro. Estamos negociando a saída há mais de um ano. Aqueles que por ventura não tiverem para onde ir, as equipes da prefeitura estão aqui para auxiliar e levar os pertences a um depósito —explicou o major Glademir Otero, comandante do 20º BPM.
Morando em uma das moradias invadidas há quase um ano, Lucas Francisco disse que comprou a casa sem documentação e garantia por R$ 3,5 mil já sabendo que o dia de deixar o local chegaria.
— A gente veio tentar, né. É triste, mas sabíamos que esse dia iria chegar. Eu não cheguei a invadir. Na época peguei um dinheiro emprestado e paguei esse valor pela chave — contou.
Os trabalhados de reintegração devem se estender ao longo do dia.