Em votação na tarde de quarta-feira (8), os vereadores de Porto Alegre aprovaram uma autorização para ausência do prefeito Nelson Marchezan durante aproximadamente duas semanas em novembro. Ele deve viajar para apresentar Porto Alegre a possíveis investidores.
A primeira parada será em Barcelona, na Espanha, nos dias 12 e 16, onde Marchezan participará do Congresso Mundial Smart City Expo, referência na promoção de políticas para cidades inteligentes, conforme a administração da Capital. O prefeito integra a comitiva da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), onde atua como vice-presidente de Ciência, Tecnologia e Inovação. Os custos da viagem serão desembolsados pelos organizadores do evento.
Em Barcelona, Marchezan será acompanhado pelo presidente da La Salle Technova Barcelona e da Associação Internacional de Parques Tecnológicos e Áreas de Inovação, Josep Piqué. Está prevista uma visita a um projeto de revitalização de um distrito industrial. Marchezan se reunirá ainda com integrantes da Barcelona Activa, agência de desenvolvimento econômico da cidade e arredores. Ainda na cidade, Marchezan deve se encontrar com a prefeita de Barcelona, Ada Colau, em um jantar de líderes.
Aproveitando sua passagem pela Europa, o prefeito estenderá a agenda para encontrar grupos de empresários e investidores para apresentar as potencialidades de Porto Alegre a organizações que possam formar parceiras, conforme a prefeitura. Entre os setores estratégicos para a atração de investimentos estão a gestão de resíduos sólidos, de parques e centros de eventos, de mobiliário urbano e de saneamento.
Nos dias 16 e 17, Marchezan terá reuniões em Paris com representantes da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e da Business Frances (que faz a promoção comercial do país). Ele deve apresentar a carteira de projetos nas áreas de infraestrutura e serviços nas quais podem ser firmadas parcerias público-privadas (PPPs).
No dia 18, o prefeito se reúne com representantes da Câmara de Comércio de Hessen, em Frankfrut. Também participa de reuniões com dirigentes de empresas da área de infraestrutura e do setor médico.
Nos dias 21 e 22, as atividades estarão concentradas em Lisboa, onde o prefeito também irá na Agência Nacional de Inovação, no Serviço Comercial Português, com a Câmara Municipal de Lisboa e com o Centro de Inovação.
Uma viagem a São Paulo, em 23 e 24, também foi autorizada, mas a prefeitura não divulgou quais as agendas previstas.