Pai Paulinho do Xoroquê, um conhecido babalorixá do candomblé e da umbanda, define-se como "guru espiritual" do prefeito Nelson Marchezan:
– O prefeito passa por um momento um pouco pesado, então a fé sempre é boa para trazer equilíbrio. Ele sempre me pede boas energias, pede que eu ore por ele.
Na terça-feira (7) pela manhã, Pai Paulinho chamou a atenção de funcionários do Centro Integrado de Comando (Ceic), onde foi recebido por Marchezan em uma reunião com comerciantes do Mercado Público – o babalorixá é um dos líderes da comunidade afrorreligiosa do local. O prefeito apresentou aos permissionários do Mercado uma proposta de parceria público-privada, mas Pai Paulinho aproveitou para garantir proteção.
– Fui para levar força e boas energias, que é para ele solucionar os problemas da nossa Capital. É um momento difícil, de crise, de atrapalhação, mas tenho certeza de que tudo vai ficar bem – afirma o pai de santo.
Pai Paulinho, em outras ocasiões, já foi à prefeitura levar boas energias a Marchezan. Convidado para ir novamente, desta vez aguarda uma data em que a posição da lua esteja ideal.
– Sei que o prefeito é uma pessoa do bem, a gente conversa bastante. E nós vamos buscar a paz entre ele e toda a sociedade – diz o babalorixá.
Ele e Marchezan se conheceram durante a campanha eleitoral do ano passado. Após receber um passe de Pai Paulinho no Mercado Público, Marchezan decidiu convidá-lo para a cerimônia de posse, em 1º de janeiro. No mesmo dia, o prefeito marcou a lavagem das escadarias da prefeitura – um ritual que o pai de santo comanda há seis anos, desde que José Fortunati era o chefe do Executivo.
– Eu também cuido do ACM Neto, lá na Bahia, vou para lá seguido. Sei que, para a política, a coisa não está fácil – avisa Pai Paulinho do Xoroquê.