A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre (SMS) e a Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul (SES) orientam "toda a população, em especial gestantes e imunodeprimidos" a não consumir fatiados da marca Zaffari, oferecidos em fiambrerias da rede, após análises indicarem a presença de uma bactéria. Conforme os órgãos, o nome do microrganismo é Listeria monocytogenes, que tem potencial para provocar desde problemas gástricos até aborto em grávidas.
As secretarias destacam que os fatiados, como queijos e presuntos, já foram retirados de comercialização e que os centros de fatiamento e distribuição da marca envolvidos no caso foram interditados até que a situação seja resolvida.
"Nossas equipes de Vigilância em Saúde seguem alertas acompanhando o caso e adotando as medidas necessárias", diz outro trecho do comunicado.
Também na noite desta quinta-feira (31), a rede Zaffari confirmou, por meio de nota, que a unidade de fatiamento do Bourbon Assis Brasil foi interditada após supervisão encontrar "indício de provável presença de bactéria" no local. A suspensão das atividades no estabelecimento foi determinada pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Porto Alegre. Por precaução, a companhia suspendeu a produção de fatiados do hipermercado Bourbon Ipiranga para aguardar o laudo da Vigilância Sanitária. Conforme a empresa, o resultado da análise de amostras coletadas nos hipermercados da rede ainda não foi repassado ao grupo.
O grande problema da Listeria, informa o professor de Infectologia da UFRGS, Luciano Goldani, é a sua facilidade para proliferar em ambientes tanto de altas quanto de baixas temperaturas. O microrganismo causa uma doença chamada listeriose, que se manifesta geralmente na forma de uma gastroenterite, causando problemas estomacais, dores abdominais, diarreia, náusea e vômito. Ainda que possa acometer qualquer pessoa, as principais vítimas são pessoas com baixa imunidade, como idosos, recém-nascidos e mulheres grávidas. Nestas situações, o caso pode ser agravado e ocorre uma disseminação da bactéria pelo corpo. Os sintomas podem aparecer entre o terceiro e o 70º dia após o consumo de alimento contaminado. Mas o mais comum é que eles se manifestem até o 10º dia.
Leia mais:
Inspeção interdita unidade de fatiamentos do Bourbon após indícios de bactéria
Inspeção encontra fezes de rato em gôndolas e em alimentos de supermercado
Mais de uma tonelada de alimentos impróprios foi apreendida em Canoas
O especialista recomenda que as pessoas com os sintomas da listeriose procurem ajuda médica. O tratamento consiste em uso de antibióticos. Se a diarreia for muito intensa, pode ser necessário o uso de soro na veia para fazer a hidratação. A doença não é transmissível de pessoa para pessoa.
Na manhã desta sexta-feira (1º de setembro), uma coletiva de imprensa com os comandantes das secretarias municipal e estadual da Saúde será realizada para esclarecer o caso.
Confira a nota das secretarias na íntegra:
A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre e a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul alertam toda a população, em especial gestantes e imunodeprimidos, para não consumir produtos já adquiridos de fiambreria fatiados da marca Zaffari. Foi encontrada bactéria Listeria monocytogenes que pode causar danos à saúde individual e coletiva. Os produtos já foram retirados de comercialização e os Centros de Fatiamento e Distribuição da Marca envolvidos foram interditados pela própria empresa até que se resolva a situação. Nossas equipes de Vigilância em Saúde seguem alertas acompanhando o caso e adotando as medidas necessárias. Amanhã, 10 horas, na Secretaria Estadual de Saúde, em coletiva, ambos secretários darão esclarecimentos adicionais.
Confira, abaixo, a íntegra da nota da rede Zaffari:
A empresa informa que, no dia 17 de agosto, foram feitas coletas de amostras de produtos na unidade de fatiamento localizada no hipermercado Bourbon Assis Brasil, e no hipermercado Bourbon Ipiranga, cujos resultados de análise ainda não foram comunicados à empresa. Desde então, preventivamente, foram intensificados os processos de higienização das áreas de produção daquelas unidades, mediante indícios de provável presença de bactéria. No dia de hoje (31), o Serviço de Inspeção Municipal, por motivo de cautela, determinou a descontinuidade da produção da unidade de fatiamento do Bourbon Assis Brasil. A empresa retirou os produtos que estavam disponíveis nas lojas abastecidas por ela (hipermercado Bourbon Assis Brasil e as lojas de pequeno porte de Porto Alegre), que a partir de amanhã passarão a atender os clientes com produtos fornecidos diretamente das indústrias. Por iniciativa da empresa, a área de produção de fatiados do hipermercado Bourbon Ipiranga teve sua produção descontinuada como medida preventiva, enquanto aguarda o laudo oficial dos produtos coletados pela Vigilância Sanitária.