Quase 15 anos depois da instalação, os dois controladores de velocidade foram removidos das seis faixas de trânsito da rua Silva Só. Segundo a EPTC, os equipamentos cumpriram a função de controlar e reduzir a aceleração dos veículos na região. O mesmo ocorreu na avenida Nilo Peçanha, próximo da rua João Caetano. Este controlador havia sido instalado em 2007.
As duas avenidas tinham um movimento menor de veículos quando os pardais foram instalados. Hoje, com o fluxo constante que as duas vias recebem, a avaliação da EPTC é que é mais difícil abusar da velocidade nestes locais.
– Quem faz o trânsito são as pessoas. Independentemente de ter equipamento ou não sempre há o risco (de acidentes). A gente entende que, pelos dados técnicos, ela (rua) está em situação de segurança. Mas a gente vai continuar monitorando, verificando o número de acidentes, excesso de velocidade. O radar vai estar ali eventualmente como a gente faz em outros pontos. A gente tem câmeras nestes locais e consegue fazer esse acompanhamento. Se houver a necessidade de voltar esse equipamento, ele volta – afirma o diretor-presidente da EPTC, Marcelo Soletti.
Leia mais:
Um outro controlador de velocidade será removido até o fim do mês. Ele também está localizado na avenida Nilo Peçanha, mais próximo da rua Teixeira Mendes.
A EPTC salienta que após a retirada dos controladores serão realizadas ações de educação nestes locais, entre elas, o uso eventual de radar móvel. Ainda não foi definido se os pardais retirados serão instalados em outros lugares.
O contrato com a Perkons, dona dos equipamentos, prevê 50 pardais monitorando 129 faixas de trânsito. Ele foi assinado em 2015 e pode ser prorrogado até 2020.