Aos 77 anos, morreu, na manhã desta segunda-feira (5), Maria Helena Bolsson Marchezan, mãe do prefeito de Porto Alegre Nelson Marchezan Júnior. Ela estava internada havia duas semanas no hospital Moinhos de Vento, na Capital, e lutava contra uma doença degenerativa havia pelo menos 10.
Pedagoga, Maria Helena era viúva desde 2002, quando o deputado federal Nelson Marchezan morreu por enfarte em sua fazenda em Pantano Grande. Além do prefeito, ela tinha outros quatro filhos, Adriana, Ana Lúcia, Cristina e Nelson Felipe, os netos Manuela, Nelson e Beatriz e os irmãos Lígia, Carlos Augusto e Zuleica (já falecida). Era filha de Romeu Augusto Bolsson e Waldiva Castilhos Bolsson (também falecidos).
Natural de Santa Maria, Maria Helena dedicou a vida para o cuidado dos filhos. Conforme familiares, foi mãe dedicada e amorosa. Era tida como pessoa de hábitos simples, discreta e delicada, mas com convicções e valores firmes. De acordo com os mais próximos, preparava a melhor ambrosia do mundo. Gostava de passar o tempo com a família e, nas festas de Natal, sempre arrumava a casa para recebê-los.
Além da cidade natal, Maria Helena morou em Brasília, acompanhando o marido, e no bairro Menino Deus, em Porto Alegre, onde residia atualmente. Em virtude do falecimento, o prefeito Marchezan cancelou o lançamento do projeto Prefeitura nos Bairros, que aconteceria às 13h, no Paço Municipal, além de outros compromissos desta semana.
O velório ocorre das 18h às 22h nesta segunda-feira (5), e na terça (6) das 8h às 12h, no Crematório Metropolitano, em Porto Alegre. Depois, ela será cremada.