A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) começou uma avaliação para ver a viabilidade de implementar um sistema de integração de ônibus em alguns pontos de Porto Alegre. O estudo teve início pela linha Herdeiros, da Zona Leste: em horários de pico, os ônibus vão até o Centro e, em outros momentos, transitam até o terminal Antônio de Carvalho – de lá, é preciso embarcar em outro veículo em direção à região central.
– Antes, a linha Herdeiros portava cinco ônibus que tinham como destino final o Centro e passavam de 50 a 55 minutos. Com a integração, esses ônibus estão passando de 20 em 20 minutos, já que transitam apenas no bairro. Chegando no terminal Antônio de Carvalho, as pessoas precisam pegar outro ônibus para o Centro, mas ele passa com frequência, de dois em dois minutos tem transporte – explica o diretor-presidente da EPTC, Marcelo Soletti.
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De acordo com Soletti, trata-se de uma racionalização do sistema: com menos ônibus indo ao Centro, há uma redução no custo de manutenção do pavimento, no sistema operacional e menos poluição. Os estudos são feitos em conversas com a comunidade, nas quais a EPTC ouve como usuários estão vendo a mudança.
O objetivo, conforme o órgão, é expandir o projeto de integração a outros pontos da cidade – antes, no entanto, é necessário ver quais linhas e regiões têm estrutura, como um terminal. A empresa pública pretende apresentar resultados em 60 dias, apesar de o diretor-presidente acreditar que é pouco viável que a operação passe de provisória a definitiva em dois meses, devido à necessidade de melhorias em infraestrutura.
– A nossa meta é melhorar banheiros, iluminação, segurança. Explorar melhor o terminal Antônio de Carvalho para que quando as pessoas cheguem lá se sintam confortáveis e que esperem menos pelo ônibus – afirma Soletti.
A ideia de integração partiu da EPTC, que acredita na possibilidade de melhorar a operação, reduzir o custo da passagem.
– Quando tu consegues limitar o trajeto, tu consegues fazer um atendimento mais frequente na comunidade e largar os passageiros em um lugar que tenha uma frequência de ônibus, como é o terminal. Isso reduz o tempo de espera das pessoas. A gente faz toda essa avaliação para ver se vai ter algum ganho para o usuário – diz o diretor-presidente.
No futuro, alguns ônibus podem ser retirados de circulação, o que reduziria o custo da tarifa. Entretanto, toda a redução de frota precisa ser autorizada pela EPTC, que garante que não adotaria medidas que prejudicassem os usuários.
Atualmente, de 373 ônibus que circulam em Porto Alegre, 231 vão até o Centro.
Integração com a Região Metropolitana
A ideia é que, mais tarde, a integração possa ser feita não apenas com os ônibus de Porto Alegre, mas também com os da Região Metropolitana. Atualmente, chegam até o centro de Porto Alegre 2,5 mil ônibus metropolitanos. No momento que eles entram na Capital, as pessoas não podem mais embarcar, só desembarcar. Isso faz com que ônibus praticamente vazios cheguem ao Centro.
– Estão ocorrendo conversas com a Metroplan. Queremos no futuro avançar também em uma integração tarifária, onde tu possas ter um cartão e pagar qualquer tarifa de qualquer lugar, como a passagem de ônibus de Porto Alegre, de Canoas, do trensurb, do catamarã e, quem sabe um dia, até do táxi. Tudo com o mesmo cartão – conclui Soletti.