A circulação do Trensurb foi retomada pouco antes das 17h desta sexta-feira (3), após mais de três horas fora de operação. Os trens pararam de circular, e as estações foram fechadas após um problema na sinalização no eixo Porto Alegre-Novo Hamburgo.
Por volta das 14h30min, as composições voltaram a operar da estação Mercado, na Capital, até a Mathias Velho, em Canoas. Contudo, a circulação no trecho voltou a ser interrompida cerca de 30 minutos depois.
Leia mais:
Domingo de "pegação" na Redenção desperta preocupação em psicólogos
– Saí às 16h do trabalho, para chegar em São Leopoldo às 17h. Agora é bem provável que eu chegue atrasado na aula, por causa da paralisação dos trens – disse Antônio dos Santos, morador da cidade do Vale do Sinos.
Mais cedo, os trens chegaram a circular apenas em uma única via, entre as estações Sapucaia e Unisinos, após problemas na rede aérea de energia. Segundo a Trensurb, essa operação – aliada ao calor excessivo – resultou em "sobrecarga no sistema de sinalização, que apresentou falhas em seu funcionamento".
Ainda segundo a estatal, o sistema de sinalização "garante a segurança da circulação dos trens, além de ser responsável pelas mudanças de via das composições".