A queda de uma árvore sobre a ciclovia da Avenida Ipiranga, entre as ruas Ramiro Barcelos e Santana, surpreendeu ciclistas e pedestres na manhã desta quarta-feira. Além de ocupar a via para ciclistas, o vegetal invadiu metade da largura do Arroio Diluvio.
– Passei aqui há cerca de 15 minutos e a árvore estava em pé. Agora, quando retornei, estava assim – afirmou, surpreso, o empresário Geraldo Palma.
Leia mais:
Após filha cair de 5 metros, mãe se preocupa com grade de proteção danificada
Poste energizado no Centro dá choque e preocupa comerciantes
Moradores fazem mutirão para limpar praça do bairro Jardim Ypu, na Capital
Rochele Moreira é síndica do prédio que fica em frente ao local e relatou que a queda ocorreu perto do meio-dia. O barulho assustou os moradores, que correram para a frente do prédio para verificar o que tinha acontecido.
– Achamos que era um acidente. Hoje, não tem vento, não tem ventania. Não tem nenhum evento pra derrubar a árvore, simplesmente ela caiu. Nos impressionamos também em ver que, aparentemente, ela não tem raízes – relata.
De acordo com Rochele, um ciclista que passava pelo trecho da ciclovia no momento da queda ficou em estado de choque, mas não se machucou. Segundo a moradora, há cerca de um mês, um temporal na Capital prejudicou a estrutura da árvore, e a Empresa Publica de Transporte e Circulação (EPTC) isolou a área. Rochele afirma que, após o forte vento do final de semana passado, a árvore se inclinou sob a ciclovia.
A Secretaria de Serviços Urbanos (Surb) fará a retirada do vegetal. Trata-se de uma árvore da espécie guapuruvu e, conforme a secretaria, estava localizada embaixo de rede de alta tensão e sofreu podas sistemáticas para afastamento da rede. Além disso, acrescenta a Surb, o solo tem umidade elevada pela proximidade do arroio.
Conforme a prefeitura, o serviço é executado somente pela CEEE e licenciado pela Fepam. A administração municipal diz que apenas a parte da copa embaixo da rede foi podada, o que não ocorreu no lado sobre o arroio. Assim, o vegetal teria ficado desequilibrado.