Devido a uma suspeita de chikungunya, será aplicado inseticida em um quarteirão do bairro Jardim Botânico, em Porto Alegre, a partir das 9h30min desta sexta-feira. A notificação sobre a doença, feita à Secretaria Municipal de Saúde, refere-se a uma pessoa que viajou recentemente ao Rio Grande do Norte.
Leia mais:
Ação conjunta fecha casa de carnes em Porto Alegre e prende casal
Para economizar, prefeitura de Porto Alegre reduz horário de ecopontos
O raio da aplicação será de 50 metros a partir da residência ou local de hospedagem do paciente – quarteirão entre as ruas Itaboraí, Isidoro Tressi, Dona Inocência e Travessa Vileta –, com intenção de matar mosquitos adultos. Esse raio é utilizado sempre que as aplicações de inseticida são feitas por suspeita de zika ou chikungunya com histórico de viagem a áreas com transmissão viral.
Sobre a aplicação do inseticida:
- A aplicação será nos pátios e áreas abertas das casas, não no interior das residências. Portas e janelas devem ficar abertas. Apartamentos térreos serão visitados apenas se tiverem pátio.
- Alimentos (frutas e hortaliças) que estiverem no pátio só podem ser utilizados para consumo após uma semana da aplicação.
- Os moradores devem informar aos aplicadores a presença de aves e répteis como animais de estimação, que não devem ficar expostos ao inseticida.
- A aplicação será de deltametrina, mesmo inseticida utilizado nos produtos de uso doméstico, à base de água, com baixa toxicidade para seres humanos e mamíferos em geral.