O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan, pretende abolir o uso de dinheiro para pagamento das passagens de ônibus na cidade. A intenção foi revelada durante reunião-almoço com líderes empresariais nesta quinta-feira. As informações são da Rádio Gaúcha.
Para tanto, ele afirmou que será preciso o uso de tecnologia para melhorar o sistema atual, permitindo a compra de créditos nos coletivos e a identificação facial dos usuários.
Leia mais:
Ação conjunta fecha casa de carnes em Porto Alegre e prende casal
Para economizar, prefeitura de Porto Alegre reduz horário de ecopontos
– Aos poucos, a gente vai avançar nisso, para que se retire um grande fator de motivação dos assaltos nos ônibus – destacou.
Ele não deu prazo para a adoção do novo formato. Quanto a possíveis demissões, o prefeito relatou que os profissionais poderão ser realocados, mas admitiu que pode haver a redução de contratações futuras para a função de cobrador, situação criticada pelo Sindicato dos Rodoviários de Porto Alegre.
– Teria mais segurança, mas somos contra a qualquer demissão. O papel do cobrador não é só de cobrar a passagem, mas de auxiliar os passageiros – relata o vice-presidente da entidade, Sandro Abbade.
Nesta semana, o prefeito anunciou que a gestão da bilhetagem eletrônica na Capital ficará a cargo da prefeitura e não mais da Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP).