O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, determinou a todos os secretários municipais um levantamento das eventuais pendências que existam junto a órgãos de controle e fiscalização. Ele deu dez dias de prazo aos titulares das pastas para concluírem os relatórios.
Os dados deverão incluir eventuais procedimentos instaurados pela Controladoria-Geral do Município, Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público, Polícia Civil e Polícia Federal.
"Para que nós possamos, de imediato, repassar aos secretários municipais e eles possam dar as respostas devidas, fazer as correções adequadas e os esclarecimentos que são necessários", afirma.
Entre as pendências que certamente serão encontradas no levantamento, estão irregularidades no Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), na Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e no Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), alvos de operações do Ministério Público recentemente.
Marchezan também determinou um levantamento patrimonial e das condições das estruturas físicas pertencentes ao município. Além disso, vai implementar a identificação de todas as pessoas que ingressam em órgãos municipais, com exceções como Mercado Público e escolas, por exemplo. Além disso, também aguarda conclusão da análise das finanças públicas.
"Nós precisamos ter esse levantamento nos próximos dias para ter uma ideia de qual é a dívida da Prefeitura com os fornecedores no ano passado e qual é a urgência de cada um desses débitos para que a gente faça um planejamento de pagamento", diz.