A partir desta sexta-feira (13), e até o dia 31 de janeiro, os credores estarão batendo a porta da prefeitura de Porto Alegre. Os fornecedores que possuem faturas não pagas estão sendo recebidos na Loja de Atendimento, localizada na Travessa Mário Cinco Paus, no Centro Histórico.
Segundo a prefeitura, a medida pretende dar efetividade e agilidade ao mapeamento das dívidas com fornecedores. Um decreto assinado pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior determinou a suspensão por 90 dias das despesas realizadas em 2016 e exercícios anteriores.
Na primeira hora de atendimento, um empresário foi recebido. A Sinalta Propista, que realiza serviço de sinalização de faixas de segurança para a EPTC, tem crédito de R$ 1,6 milhão. Os serviços foram executados de junho a novembro do ano passado, mas não foram pagos.
A partir do protocolo, os documentos serão encaminhados ao Tesouro Municipal. De acordo com a Secretaria Municipal da Fazenda, já se tem conhecimento da existência de mais de dois mil fornecedores com pagamentos em atraso há mais de seis meses. Os valores devidos referem-se à compra de bens, à prestação de serviços, à aquisição de bens permanentes e obras.