Até o dia 5 de dezembro, o cercamento eletrônico dos parques Farroupilha (Redenção) e Marinha do Brasil deve estar em pleno funcionamento, de acordo com a Secretaria Municipal de Segurança. Atualmente, empresas terceirizadas fazem a instalação dos postes, da energia elétrica e da fibra ótica. Assim que as obras estruturais acabarem, as câmeras – que estão sendo configuradas – serão instaladas e o monitoramento será iniciado, segundo a pasta.
A Redenção, que hoje conta com cinco câmeras, terá mais 21 pontos, e o Marinha, que tem seis, receberá mais nove. No total, haverá 41 câmeras nos dois parques. O monitoramento será feito por dois guardas municipais no Centro Integrado de Comando (CEIC).
Leia também:
Largo dos Açorianos é isolado com tapumes para revitalização
Exército amplia operações em ruas de Porto Alegre
O principal objetivo das câmeras é a identificação de quem comete delitos, além de aumentar a probabilidade de flagrante. Na madrugada dessa sexta-feira, dois quiosques de venda de sorvete, situados perto do lago da Redenção, foram incendiados. A administração relata que os pontos já foram atacados pelo menos três vezes nos últimos anos.