Dois presos aguardam há mais de 24 horas dentro do porta-malas de viaturas a transferência para o sistema prisional gaúcho. Os veículos chegaram às 16h de terça-feira (25) em frente ao Palácio da Polícia, no bairro Azenha, em Porto Alegre. Um foi preso por tráfico de drogas, e outro por roubo de veículos.
No último levantamento, feito às 17h desta quarta-feira, havia outros três presos em viaturas que aguardavam desde o início da tarde ingresso nas celas de delegacias ou no sistema prisional. As tampas dos porta-malas ficam abertas para entrada de ar. Além de monitorar as viaturas ocupadas, os policiais militares acompanham os presos até o banheiro do Palácio da Polícia quando necessário.
Os presos que chegam nas delegacias de pronto atendimento não conseguem ingressar, porque as celas já estão superdotadas. Na carceragem da 2ª Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), que fica no Palácio da Polícia, são 16 presos. Na 3ª DPPA, são oito, e há dois presos custodiados em hospitais.
O problema, no entanto, se estende para toda a Região Metropolitana. Em Canoas, são 16, em Novo Hamburgo, 13, em São Leopoldo, 10, em Gravataí, seis, e em Viamão, nove.
A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) afirma que vai receber os presos no sistema prisional assim que vagas forem liberadas.