A pressa rotineira, muitas vezes, torna imperceptível uma intervenção artística logo abaixo dos pés de quem atravessa a Avenida Ipiranga pela passarela da PUCRS. Aqueles que se dão conta não se contêm em fotografar o pronome e o verbo, que, juntos, são compartilhados nas redes sociais com diferentes interpretações.
Grafitada quase sempre em amarelo, "tu vicia" está em quase 30 pontos de Porto Alegre. A frase não precisa de conjugação perfeita para estimular reflexões acerca dos significados. Há quem pense em uma pessoa, o que leva a declarações amorosas, e há quem associe ao lugar onde os dizeres foram gravados, boa parte regiões frequentadas por jovens, como a Cidade Baixa.
Leia mais:
Dezenas de mosaicos de Mona Lisa colorem as ruas de Porto Alegre
Grafite transforma prédios em obras de arte em Porto Alegre
As diferentes interpretações que Kauê Machado Ilha vem acompanhando por meio de publicações na internet mostra que a ideia do publicitário de 27 anos deu certo.
– O legal da arte é que tu podes pensar além do que se imagina. Gosto de ir acompanhando isso – comenta Kauê.
À frente do projeto Whartever – a palavra de origem inglesa "whatever" ("qualquer coisa") foi adaptada para que "art" fizesse parte dela –, o publicitário se diz apaixonado por arte urbana. Essa não é a primeira vez que Kauê sai às ruas para incentivar quem circula pela cidade a parar por um pouco para ler palavras coloridas. A estreia foi com a frase "Como não te sonhar".
– Essa não é de minha autoria. Mas foi depois de aplicá-la por aí que pensei em criar algo – conta.
"Tu vicia" nasceu de forma aleatória, e basta jogar a hashtag com a frase no buscador de redes sociais para ver o retorno positivo.
Comum em intervenções urbanas, a técnica stencil se dá a partir de figuras impressas e recortadas em uma lâmina de acetato. Depois de ter o formato pronto, Kauê escolhe a cor que melhor contrasta com o cenário. O publicitário já viu a mensagem ser compartilhada até por estabelecimentos que receberam o grafite na calçada, como o Café Agridoce, na Cidade Baixa.
– Tivemos clientes que comentaram positivamente a frase. Na época em que foi escrita, até tentamos descobrir quem a havia deixado ali ou se era algum projeto – conta Guilherme Testa, um dos donos do café.
É ilegal?
> Embora a legislação de Porto Alegre considere pichação qualquer grafitagem em locais públicos sem autorização, a Guarda Municipal não costuma atuar em relação a esse tipo de movimento, a não ser que haja denúncia ou que o responsável seja pego em flagrante.
> De acordo com o comandante-geral da Guarda Municipal, Luiz Antonio Pithan, a investigação fica por conta da Polícia Civil que, se chegar até o autor, pode puni-lo.
> Os artigos 18 e 91 da Lei Complementar 12/75 proíbe a pichação em logradouros públicos, monumentos e edificações públicas ou privadas. A colocação de anúncios, sejam comerciais ou não – a divulgação de uma ideia pode ser considerada um anúncio promocional –, nos logradouros públicos sem licença também é proibida, conforme o artigo 51 da Lei nº 8.279/99.