O aplicativo de transportes de passageiros Cabify começa a operar oficialmente em Porto Alegre na manhã desta sexta-feira (16). O serviço funciona nos mesmos moldes do Uber.
No entanto, amanhã, para marcar o início dos trabalhos, os usuários não pagarão pelas corridas de até R$ 20, entre 08h e meia-noite. A promoção foi anunciada na página oficial do aplicativo.
Diferente do Uber, o valor de cada corrida é calculado com base na distância percorrida. O tempo do percurso não é relevante na cobrança. O Uber, assim como os táxis, cria seus preços com base nesses dois quesitos, além da tarifa-base.
De acordo com o gerente da Cabify em Porto Alegre, Nicolás Cañas, já existem 5 mil motoristas cadastrados na Capital gaúcha para o serviço. Ele antecipou também que o serviço tem o foco principal em bairros com maior demanda, como Centro Histórico e Moinhos de Vento, e não atenderá a Região Metropolitana.
"Não posso dar muitos detalhes ainda, vamos divulgar mais amanhã. Estamos esperando muita demanda. Temos 5 mil motoristas na espera, mas o número de condutores aptos a dirigir para o app não vamos divulgar. Esses 5 mil passam por uma rigorosa seleção, e ficam os melhores motoristas com os melhores carros", disse ele.
Nos próximos dias, a gerência disse que irá divulgar promoções para a Semana Farroupilha.
O aplicativo está disponível para os sistemas iOS e Android. Ele possui duas categorias: o Cabify Light e o Cabify Executivo. A primeira concorre com o UberX, já a segunda, com o Uber Black.
O Cabify chegou ao Brasil em maio. Em São Paulo, possui cerca de 25 mil motoristas na fila para ingressar nas operações e no Rio de Janeiro outros 5 mil. Além da Capital gaúcha, o aplicativo também está começando a operar em Belo Horizonte.
A gerência do aplicativo não divulgou ainda detalhes das tarifas cobradas.