Em época de eleições, candidatos focam ou em assuntos vagos ("governabilidade" está muito em moda), ou em pontos que tendem a mobilizar o eleitorado (em época de crise, a imigração é sempre bode expiatório). Evitam falar de educação, ciência e tecnologia. Mas, em um mundo altamente tecnológico como o que vivemos, estes deveriam ser os pontos fundamentais de qualquer campanha. Para a campanha eleitoral americana da presidência, que já virou reality show graças às trapalhadas de Donald Trump, um grupo de cientistas criou uma coalizão com um website, ScienceDebate. Ali, questões essenciais sobre ciência e inovação são listadas para os candidatos, encorajando jornalistas a fazerem tais perguntas, e depois publicando e comentando as respostas, que ficam registradas para o futuro.
Colunistas
Cristina Bonorino: água para seu candidato
"Hoje, no Brasil, menos de 20% dos esgotos é tratado antes de ser despejado no mar ou nos reservatórios onde é captada a água que se bebe. Ninguém pergunta aos candidatos sua posição sobre isso"