Dentro de 15 dias, chegarão ao fim as obras que prometem deixar a parte boêmia do bairro Moinhos de Vento mais iluminada. O prazo é da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov), que, desde março, realiza a instalação de 72 novos pontos de luz com luminárias em LED nas vias Padre Chagas, Dinarte Ribeiro, Fernando Gomes, Barão de Santo Ângelo e Praça Maurício Cardoso. Os postes são mais baixos, com quatro metros de altura, e têm fiação subterrânea.
A nova iluminação já está funcionando nos cinco pontos, menos na Padre Chagas.
– Clareou bastante o local, ficou mais bonito. O pessoal se sente mais seguro, né? – comenta o guardador de veículos, Erni Barbosa, que trabalha na Rua Fernando Gomes.
Na Padre Chagas – onde falta a finalização de acabamentos, segundo a Smov –, há moradores impacientes.
– O resultado não apareceu ainda. Vai melhorar muito, dar uma sensação de segurança, de modernindade, porque é uma das ruas mais famosas de Porto Alegre. Tinha a esperança de que seria rápido, mas está demorando muito. Tudo que demora muito vira uma lenda – opina o zelador Edmilson Alves.
Leia também:
O manobrista Andrey Fagundes reclama dos buracos abertos na rua para a instalação da rede subterrânea:
– Fica meio complicado para o pessoal passar aqui, pode estragar algum carro, a roda.
O secretário de Obras, Rafael Fleck, destaca que os trabalhos estão dentro do prazo estipulado, de 120 dias, e afirma que os buracos só serão fechados após a instalação de todas as fiações subterrâneas na Padre Chagas.
Fleck diz que o projeto de iluminação surgiu a partir do pedido da comunidade, que queria a valorização do espaço.
– É uma região muito arborizada e de iluminação deficiente. Fizemos um projeto de iluminação baixa, decorativa, ecológica e econômica. Queremos finalizar o quanto antes para gerar o mínimo de transtornos para o local, já que tem muito comércio – destaca.
Liberada pela Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov), a obra tem um investimento de R$ 350 mil.
Para a bióloga Paola Fernandes, o projeto de iluminação baixa é uma boa alternativa para o local:
– É uma rua linda, arborizada, mas sempre foi muito escura, o que ilumina hoje são os bares. Eu não recomendaria o corte das árvores para uma situação dessas, então os postes mais baixos conseguem trazer uma iluminação bem melhor.
*Colaborou Bárbara Müller