A partir desta terça-feira, porto-alegrenses devem ter mais uma opção de transporte individual de passageiros por aplicativo de celular. Começa a operar na Capital o WillGo, plataforma indiana que é um dos principais concorrentes do Uber no mundo.
Segundo o diretor da WillGo no brasil, Gabriel Silva, Porto Alegre já conta com os serviços smart (carros populares) e black disponíveis (o aplicativo também disponibilizará moto para transporte de documentos e objetos, e SUVs, para pequenos grupos). Ele diz não ter medo de represálias de taxistas, como já ocorreu com motoristas do Uber na Capital.
– A gente não tem receio de violência. No final, quem vai ganhar é quem prestar melhor o serviço – disse Silva, que não quis se manifestar sobre o projeto de regulamentação do transporte de passageiros elaborado pelo Executivo municipal.
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O serviço também vai funcionar em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e outras cidades brasileiras. Seriam cerca de 5 mil motoristas cadastrados em todo o país.
A principal diferença em relação ao Uber, para os usuários, segundo o WillGo, é que a nova opção não tem a tarifa dinâmica – quando o preço sofre acréscimo devido à alta demanda. Para os motoristas, a diferença é que a plataforma cobra um valor mensal fixo de R$ 350 em vez de tarifar as corridas.
Regulamentação tramita na Câmara
O projeto que vai regulamentar o Uber serve também para outros serviços de transporte de passageiros na Capital. Atualmente, o projeto do Executivo está tramitando na Câmara Municipal. Na última semana, foi apresentado aos vereadores. Agora será encaminhado para quatro comissões permanentes antes de ser levado à votação no Plenário da casa.
Enquanto o serviço não é regularizado, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) promete tratar o WillGo da mesma forma que o Uber: transporte remunerado de passageiros sem autorização pública.