Com a crise econômica e a alta do dólar, muitos brasileiros têm adiado as viagens para o exterior. Em Porto Alegre, o número de emissão de passaportes caiu 26% neste ano na comparação com o primeiro semestre de 2015, segundo dados da Polícia Federal.
No ano passado, entre janeiro e maio, foram emitidos 57.104 passaportes na Capital. Já em 2016, no mesmo período, o número de documentos emitidos pela Superintendência da PF na cidade caiu para 42.669.
As viagens para os Estados Unidos, por exemplo, tiveram queda expressiva neste ano, segundo a Associação Brasileira de Agência de Viagens (Abav) no Rio Grande do Sul. O presidente da entidade, João Augusto Machado, diz que a alta do dólar, a crise financeira no Brasil e o parcelamento dos salários dos servidores no Estado têm forte impacto no setor.
“Desde o final do ano passado, notamos uma queda na procura por viagens internacionais, principalmente, pela elevação da moeda [dólar e euro] e também porque, aqui no Rio Grande do Sul, enfrentamos uma crise com o parcelamento dos salários. Isso afetou muita gente que costumava viajar”, disse.
Como o dólar está com um valor mais baixo em relação ao início do ano, a Abav-RS acredita que a procura por viagens ao exterior volte a crescer no segundo semestre.