*Por Thaisa Storchi Bergmann
"Acho importante que os governos procurem mulheres competentes nas respectivas áreas para compor seus ministérios. As mulheres tendem a ter qualidades diversas dos homens, e qualquer área da atividade humana se enriquece tendo contribuição tanto de homens como de mulheres. Parece que os membros deste novo governo não estavam preocupados com isto, pelo menos inicialmente. Menos mal que, depois das reclamações da sociedade, começaram a indicar mulheres para postos ainda vagos.
Leia mais:
Seis mulheres refletem sobre a ausência feminina no primeiro escalão de Temer
Governo Temer não tem mulheres ocupando ministérios
Após críticas, Temer deseja criar secretaria de Cultura com mulher no comando
Mas, neste momento, mais grave do que não ter mulheres no ministério é o destino do Ministério da Ciência e Tecnologia, que foi combinado com o Ministério das Comunicações. Isto significa que as Comunicações vão competir pelos mesmos recursos que a Ciência e Tecnologia. Isso é ruim, porque o Brasil precisa investir mais em ciência e tecnologia. Está comprovado na história recente da humanidade que investimento em ciência e tecnologia leva ao desenvolvimento do país. Em países com recente crescimento cultural e econômico, como Coreia do Sul e China, demonstrou-se que este crescimento está correlacionado com os investimentos em educação, ciência e tecnologia.
Torço para que o novo governo dê certo. Estamos todos indignados com a corrupção nas instituições brasileiras; não dá mais para tolerá-la. Precisamos que a verba perdida via corrupção seja investida no progresso do país. Espero que os novos governantes consigam isso, mas o povo está de olho no novo governo. Foram nomeados vários ministros competentes, que devem ajudar o Brasil a vencer os problemas atuais, mas também foram nomeados ministros por motivos políticos e outros investigados na operação Lava-Jato, o que é questionável."