Durante quatro dias, Porto Alegre terá uma programação cheia de eventos gratuitos e ao ar livre com temas relacionados à sustentabilidade. A Virada Sustentável, projeto já consagrado em São Paulo desde 2011, desembarca na Capital pela primeira vez neste ano e traz shows, seminários, atividades e debates aos principais parques e lugares da cidade a partir desta quinta-feira, de forma simultânea. A ideia do evento é engajar e conscientizar a população sobre a preservação do ambiente, debatendo temas como água, cidadania, mobilidade urbana e qualidade de vida de uma forma lúdica e atrativa, incentivando a ocupação dos espaços públicos.
Leia mais:
Aniversário de Porto Alegre terá shows de Roberto Carlos e Tulipa Ruiz
De aulas de tai chi chuan no Parcão a pedaladas pela cidade e seminários, a programação se estende até domingo. Os chamados Ecopontos vão levar aos parques Redenção, Parcão e Marinha do Brasil opções de mais de 36 atividades durante o final de semana. Para dar a largada na Virada, um show gratuito ocorre na quinta-feira no Largo Glênio Peres, com a presença de Os Fagundes e Luiz Marenco. A partir de sexta-feira, demais pontos da cidade sediarão eventos, exposições e estações de reciclagem.
Seminário debate sustentabilidade
No Auditório Araújo Vianna, nos dias 1º e 2, terá início o Seminário Internacional Virada Sustentável, que reunirá especialistas de diversos Estados e da Argentina para debater o tema a partir do design, da arquitetura, da história, da biologia, entre outros. A atividade gratuita é direcionada para a comunidade acadêmica, embora esteja aberta ao público em geral, e contará com formação completa pela web com dupla certificação, presencial e a distância, que tem chancela da Unisinos. As inscrições podem ser feitas no site oficial da Virada Sustentável.
O fechamento da edição ocorre no Parque da Redenção, com uma das atrações previstas mais esperadas: concerto de encerramento, da Orquestra Unisinos Anchieta com a participação de Lenine, em 3 de abril.
A Virada Sustentável tem patrocínio de Braskem, BNDES, Unimed POA, Unisinos, Ecobenefícios/Ecofrotas, Thyssenkrupp e Governo Federal. O apoio é de CMPC, RBS TV, Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, com parceria de StudioClio, Mãos Verdes, Net Impact, Fundação Gaia, prefeitura de Porto Alegre, Aliança Francesa e Consulado Geral da França de São Paulo.
Confira algumas atrações da programação