A folia nas ruas da Cidade Baixa dará lugar aos desfiles na orla do Guaíba neste fim de semana. Depois de levar mais de 15 mil pessoas ao bairro boêmio no último domingo, o Carnaval de Rua volta a movimentar a Capital neste sábado. A expectativa é de que 30 mil pessoas acompanhem os blocos.
Deficitário na semana passada, quando diversas pessoas relataram, em redes sociais, furtos durante o Carnaval, o policiamento ainda não tinha sido definido para o evento até a tarde de sexta-feira. Isso porque, segundo o major Sérgio Rocha, comandante do 1º BPM, a prefeitura não teria informado à Brigada Militar o horário dos desfiles.
– Tinha uma programação de 60 homens, com viaturas e cavalaria, para atuar no sábado, das 20h às 2h. Mas isso foi um pedido da Opinião Produtora. Agora, vou ter de redimensionar o policiamento – disse o major, que assegurou policiamento desde o início do evento.
Quem abre os trabalhos na orla é o Bloco da Trinca e do Ziriguidum, com concentração às 15h, na pista de skate do Parque Marinha do Brasil. O trajeto se encerra nas proximidades do Estádio Beira-Rio. O bloco Filhos do Cumpadi Washington fará o mesmo percurso a partir das 18h.
Com a programação na orla, o trecho da Avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio), entre a Avenida Ipiranga e a Rua Fernando Lúcio da Costa, ficará bloqueada ao trânsito de veículos do meio-dia às 22h, e, no domingo, das 14h às 22h. Agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) devem atuar no local para orientar os motoristas.
No domingo, a festa começa às 14h, com o Bloco do Kiridão, também na pista de skate. Às 17h, o Bloco Império da Lã assume a folia. Em paralelo aos dois blocos, às 15h, o Skafolia, que faz a fusão de marchinhas tradicionais de Carnaval com o ritmo jamaicano ska, percorrerá a orla.
O Carnaval de Rua já teve quatro saídas de blocos neste ano. Os desfiles deste fim de semana serão os penúltimos da programação, que será encerrada em 12 de março, quando Turucutá e Bloco do Isopor comandarão a festa, que voltará às ruas da Cidade Baixa.
Interrompida desde o temporal ocorrido em Porto Alegre no fim de janeiro, a programação foi retomada no último domingo, com as apresentações dos blocos Satélite Prontidão e Areal do Futuro. Nem todo mundo, porém, entrou no clima da festa. Durante a saída do Satélite Prontidão, que percorreu a Rua João Alfredo, alguns moradores da Cidade Baixa protestaram contra o evento e por mais segurança no bairro.
Veja os trajetos e horários dos blocos
Bloco da Trinca e do Ziriguidum
Sábado, das 15h às 18h
Trajeto: da Pista de Skate do Marinha até o Estádio Beira-Rio
Bloco Filhos do Cumpadi Washington
Sábado, das 18h às 21h
Trajeto: da pista de skate do Marinha até o Estádio Beira-Rio
Bloco do Kiridão
Domingo, das 14h às 17h
Trajeto: da pista de skate do Marinha até o Estádio Beira-Rio
Bloco Skafolia
Domingo, das 15h às 18h
Trajeto: da pista de skate do Marinha até o Estádio Beira-Rio
Bloco Império da Lã
Domingo, das 17h às 20h
Trajeto: da pista de skate do Marinha até o Estádio Beira-Rio