O prefeito José Fortunati assinou na terça-feira da semana passada a ordem de início das obras de restauração do Monumento aos Açorianos e da Ponte de Pedra, dois dos principais cartões-postais do Centro Histórico, que há tempos não rendiam uma boa foto. Mas se as obras já acontecem junto à escultura que homenageia os 60 casais açorianos que deram início ao povoamento de Porto Alegre, ainda não foi vista movimentação de trabalhadores na ponte construída em 1848 para ligar o Centro à Zona Sul.
- Até agora, não vi nada - disse Vladimir Araújo, 56 anos, que trabalha como manobrista na frente do largo.
Porto Alegre dos fios caídos e emaranhados
Área retomada da associação Proa está abandonada e sem uso há 10 meses na zona sul de Porto Alegre
De acordo com Edegar da Luz, arquiteto responsável pelo projeto, a empresa Arquium Arquitetura e Restauro está se preparando para iniciar os trabalhos no local até, no máximo, segunda-feira da próxima semana. Ele diz que os tapumes estão sendo preparados na oficina e que ainda não há atrasos no cronograma. Supervisor de Praças e Parques de Porto Alegre, Léo Bulling destaca que há um período disponibilizado para começar a colocação de tapumes. Ele explica que, se no final do prazo de 180 dias a empresa não conseguir entregar a obra, multas podem ser aplicadas. O prazo começou a contar na quarta-feira.
Cenário da Ponte de Pedra segue o mesmo
Foto: Jéssica Rebeca Weber
No Monumento aos Açorianos, a Interativa Construções começou a fazer na segunda-feira da semana passada a retirada de camada do solo para enxergar todo o monumento e colher amostras do material danificado. Com isso, será decidido o quanto do metal deverá ser trocado, para então começar o restauro.
Focos de lixo cedem lugar para jardins em Porto Alegre
Quadra de rua da Cidade Baixa tem mais de 90% dos imóveis pichados
A água do lago da Ponte de Pedra foi retirada no primeiro semestre de 2015. A medida foi tomada para a realização de um estudo das condições da base do monumento, de acordo com Leo Bulling. Ele diz que as obras não começaram antes porque a prefeitura esperava a apresentação do laudo por parte da empresa contratada. A qualificação do espaço no entorno e a revitalização do lago ficarão para uma próxima etapa, de acordo com informações da Secretaria de Cultura.
O valor investido no restauro da Ponte de Pedra é de R$ 587,9 mil. O investimento é uma das obrigações legais do Grupo Zaffari e Bourbon pela construção do Supermercado Zaffari na Rua Doutor Alcides Cruz, de acordo com a prefeitura. Já no Monumento aos Açorianos, a estimativa é de que a obra dure 60 dias. O valor de contratação, via pregão, é de R$ 356 mil.
Cachorródromo em novo local foi aprovado, mas moradores pedem melhorias
Na quarta-feira, ao lado do Monumento aos Açorianos, foi instalada uma nova cerca para servir de cachorródromo. A decisão atende às reivindicações de um grupo de moradores que ficou insatisfeito com a remoção da cerca que protegia a escultura antes do começo das obras - que servia como proteção uma vez que o monumento apresentava corrosão, principalmente, em função de urina de pessoas e animais, segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Moradores aprovaram o novo local e destacam que agora está sendo ainda mais frequentado que antes. Eles pedem, porém, a drenagem da área e mais iluminação. A Secretaria de Meio Ambiente informa que já solicitou o reforço da iluminação e monitorará o local nas próximas chuvas para averiguar se há necessidade de realizar drenagem.