A Secretaria Municipal de Juventude confirmou, nesta quarta-feira, as datas do Carnaval de Rua de Porto Alegre. Na Cidade Baixa, o evento será realizado em 23 e 30 de janeiro, 6, 9 e 21 de fevereiro e, por fim, 12 de março. Na Orla do Guaíba, os blocos da Trinca, Império da Lã, do Queridão, Skafolia, Ziriguidum e Filhos do Cumpadi Washington devem se dividir entre 27 e 28 de fevereiro.
No começo do mês, o ZH Pelas Ruas já havia antecipado a tendência pelo corte de datas em mais de 50% (de acordo com o cronograma oficial, foram 10 dias com evento no bairro boêmio, seis às margens do Guaíba e dois no Centro na edição passada). O secretário da Juventude, Diego Buralde, destacou que as numerosas atividades dos últimos carnavais geraram intervenção do Ministério Público (MP) - moradores da Cidade Baixa reclamaram de barulho, dificuldade em sair e voltar para casa e sujeira deixada pelo chão a cada edição do evento. Depois de reuniões com prefeitura e moradores, a Brigada Militar e o MP recomendaram a realização do evento em, no máximo, cinco datas.
Crise nas Prefeituras deixará seis cidades da Região Metropolitana sem desfile de Carnaval
Centro Cultural do Samba não tem data para sair do papel
Embora a prefeitura ainda não tenha divulgado a programação com blocos, locais e horários, um dos coordenadores da Liga das Entidades Burlescas da Cidade Baixa, Waldemar Moura Lima, conhecido como Pernambuco, adiantou a programação extraoficial na Cidade Baixa:
- 23/1 - Panela do Samba e Do Jeito Que Tá Vai
- 30/1 - Maria do Bairro e Galo de Porto
- 6/2 - Banda de Cá
- 9/2 - Carnaval Infantil - Bloco Rua do Perdão (confirmado pela prefeitura)
- 21/2 - Areal do Futuro e Satélite Prontidão
- 12/3 - Turucutá e Bloco do Isopor
Representantes do bloco Deixa Falar, que não integra a Liga de Entidades Burlescas, informam que se apresentarão no dia 30 de janeiro.