Olhos espichados para as vitrines, comparação cuidadosa de preços – a rotina de compras de Natal continua a mesma, com shoppings apinhados de compradores atrás de presentes às vésperas do feriado. Mas nem todos saem carregados de sacolas. É que, mesmo com o movimento acentuado, a crise econômica força a contenção de gastos, e a estimativa é de que o Natal de 2015 seja de lucro menor para os lojistas.
VÍDEO: show de músicas e acrobacias encanta em Canela
Estudo encomendado pela Câmara de Lojistas (CDL) e pelo Sindilojas de Porto Alegre mostra que o atual cenário financeiro deve provocar queda de 5,8% na movimentação de valores, que deve ficar em R$ 399 milhões. O gasto total por consumidor, de acordo com a pesquisa, cai de R$ 551,59, em 2014, para R$ 538,78.
Três filmes que combinam Natal e crise
As roupas continuam a ser os itens mais procurados (63%), seguidos por brinquedos (35%) e perfumaria/artigos de maquiagem e calçados (ambos com 16%). A média de pacotes no pinheirinho será de sete este ano, gerando média de gastos no valor de R$ 76,97 por unidade.
Mas se, para muitos, o ano será de presentear com lembrancinhas, teve muita gente que gastou o mesmo de sempre – ou até mais. Foi o caso da biomédica Julia Poeta, que, carregada de sacolas, disse ter comprado mais itens, entre roupas, sapatos e uma cuia, para dar para familiares:
– Prefiro presentear com coisas usáveis.
Compras
Último fim de semana antes do Natal tem shoppings cheios na Capital
Apesar do movimento acentuado, estimativa de lojistas é de encolhimento nas vendas em comparação a 2014
GZH faz parte do The Trust Project