O mapa de Porto Alegre pode mudar depois desta segunda-feira. O projeto de lei do Executivo que traça nova delimitação dos bairros de Porto Alegre, cria e extingue bairros é o primeiro da lista de votação na sessão da tarde desta segunda-feira (21/12) da Câmara Municipal.
Pela projeto, a Capital, que atualmente conta com 79 bairros, passaria a ter 92. Na nova configuração, dois bairros seriam suprimidos: Marcílio Dias e Jardim Itu-Sabará. O bairro Marcílio Dias, que compreende uma região do Cais do Porto e a área próxima à ponte do Guaíba, seria extinto e sua área incorporada aos bairros Centro Histórico, Floresta, São Geraldo e Navegantes. Além disso, o bairro Jardim Itu-Sabará seria subdividido em outros dois bairros: Jardim Itu e Jardim Sabará.
Treze novos bairros seriam criados. Além do Jardim Itu e Jardim Sabará, os outros seriam: Passo das Pedras, Morro Santana, Jardim Leopoldina, Parque Santa Fé, Santa Rosa de Lima, Costa e Silva, Sétimo Céu, Aberta dos Morros, Pitinga, Extrema e São Caetano.
– Estamos confiantes para a votação porque está tudo alinhavado. Tivemos mais de 200 reuniões sobre o tema, que foi incessantemente discutido. A princípio, temos acordo para 90% do que foi discutido – explica o Secretário Municipal de Urbanismo, Valter Nagelstein.