Casos de emergência em pacientes com câncer passarão a ter atendimento especial no Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre. Com foco no diagnóstico, tratamento e cuidado integral de pessoas com a doença, o hospital começa nesta sexta-feira a atender em uma área de emergência dedicada à oncológica.
A iniciativa, conforme a instituição, é inédita no Estado. A novidade representa mudanças no procedimento de recepção aos pacientes câncer ou com suspeita de terem a doença, desde sua entrada no hospital até o final do tratamento. Logo na chegada, serão avaliadas as necessidades de cada caso, e sempre haverá um oncologista de plantão.
- As demandas dos pacientes com câncer são diferentes, e muito particulares. Reformulamos parte da nossa emergência para otimizar esse atendimento - explica o oncologista Márcio Debiasi.
O modelo que começa a funcionar amanhã é inspirado em uma experiência anterior do hospital no atendimento oncológico. Desde 2014, o Mãe de Deus adota a separação física dos atendimentos de alta e de média e baixa complexidade para os casos de neutropenia febril que exigem rápida aplicação de antibiótico para evitar o agravamento do quadro e risco de morte.