A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) lançou, na manhã desta quinta-feira, um novo canal para identificação e avaliação dos taxistas em Porto Alegre. O serviço está disponível em www2.portoalegre.rs.gov.br/eptc/.
Com o prefixo do táxi, os usuários agora têm acesso aos nomes e às fotos do permissionário e dos condutores credenciados para o veículo, e podem deixar um elogio ou reclamação aos profissionais. Para realizar a avaliação, é exigido que o usuário se identifique com nome, endereço, telefone para contato e e-mail. Segundo o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, os dados pessoais fornecidos para o site serão mantidos em sigilo e eventuais denúncias serão investigadas.
Câmara de Porto Alegre rejeita projeto que permitiria bloquear ruas para lazer
- Havendo denúncia ou reclamação da prestação de serviço, isso será avaliado e averiguado. O permissionário e o taxista que estava prestando o serviço serão convocados. Vamos até o fim para comprovar o que o cidadão denunciou. A partir da comprovação, uma série de medidas serão tomadas, como descadastramento do taxista ou processo de cassação de permissão - afirmou Cappellari.
Ainda conforme Cappellari, a EPTC deve desenvolver um aplicativo para celular com serviço semelhante.
Como o bloqueio do WhatsApp impactou a rotina de taxistas e policiais
Botão de pânico
O contrato junto à Secretaria de Segurança Pública para operacionalização do botão de pânico será assinado nesta sexta-feira. O sistema passa a ser integrado e os órgãos de segurança terão acesso imediato a localização de taxistas em casos de emergência.