Foto: Jéssica Rebeca Weber/ Agência RBS
O consenso de que a Praça Tamandaré estava precisando de limpeza uniu um grupo de moradores há três meses, no Petrópolis. Eles fizeram um grupo no WhatsApp para trocar ideias e trataram de pegar em pás, enxadas e vassouras para, aos poucos, deixar a praça do bairro mais convidativa.
- A ideia é trazer as pessoas de dentro de casa, o que deixa um pouco mais segura essa praça. O vizinho nos vê limpando e vem nos ajudar - diz um dos idealizadores do grupo, intitulado Voluntários da Praça, o decorador Gabriel Simões Lisboa, 36 anos.
O grupo já contabiliza mais de 20 moradores, alguns mais e outros menos ativos. Eles conseguiram lixeiras novas, e cada uma delas foi "adotada" por um voluntário, que recolhe os resíduos periodicamente - o próximo passo será a separação de dejetos orgânicos e secos.
"Besteirologistas" levam riso a ônibus para prevenir câncer de mama
Moradores reclamam de má conservação da Praça Libanesa
Mas as intervenções não param por aí. Gabriel conta que há algumas semanas caiu uma árvore em que os pica-paus da praça tinham seu ninho, e os voluntários improvisaram uma casinha para as aves.
- Já dá para ver a diferença. Antes tinha muito lixo no chão, juntava bicho, ficava feio. Desde que começamos a botar as lixeiras, o lixo diminuiu. Ainda não é como a gente gostaria, mas está melhor que antes, com certeza - afirma Franciela Bonacina, 35 anos, psicóloga.
O ideal também acabou servindo de pretexto para reunir os vizinhos - as ações costumam ser abastecidas com chimarrão e muitos dedos de prosa. Como diz o analista de sistemas Eduardo Moschetta, 33 anos, novo na vizinhança, "quando as pessoas têm uma causa em comum, as amizades se fortalecem".
O novato se mudou para as redondezas da praça há cerca de cinco meses, e, quando viu que já havia uma iniciativa para melhorar a área, resolveu se juntar a ela.
- Toda manhã, quando estou passeando, já pego o lixo no chão. São coisas que qualquer um poderia fazer - diz ele.
Eduardo aproveita para divulgar a próxima ação do grupo: limpeza dos canteiros e poda dos arbustos, no próximo sábado. Além de convidar todos a se mobilizarem, ainda destaca que seria legal ver moradores de outros bairros com iniciativas semelhantes:
- É uma semente que a gente gostaria de plantar. Não precisa ter associação, não precisa ter camiseta, nada, a gente só tem nossas mãos e o trabalho voluntário para tentar melhorar um pouco o espaço.
Grupo pretende pleitear revitalização na iluminação e no calçamento
Além de fazer a sua parte da limpeza, os voluntários da praça ainda buscam melhorias como a revitalização da iluminação e o calçamento da praça.
- Canso de ver senhoras caindo. A calçada está toda irregular - diz Gabriel.
O grupo já realizou pedidos por meio dos canais de comunicação da prefeitura, e o decorador comenta que, a longo prazo, planeja a criação de uma associação.
- Talvez assim a gente ganhe força com a Câmara de Vereadores e o Orçamento Participativo - diz ele.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente informou que existe projeto de revitalização para Praça Tamandaré já concluído, necessitando atualização, mas não há previsão orçamentária para execução em 2015. Ainda de acordo com a pasta, os serviços de manutenção, como limpeza, capina e recolhimento de lixo, seguem agenda de atendimento da Smam.