O governador José Ivo Sartori disse que o Ministério da Integração Nacional se comprometeu a fazer um estudo para revisar os índices de danos causados pelo temporal em municípios de grande porte, como Porto Alegre. No entanto, não há prazo de conclusão da análise.
Em Brasília, o prefeito José Fortunati também pediu à presidente Dilma Rousseff exceção para a capital. Porto Alegre teve um prejuízo com as chuvas de cerca de R$ 60 milhões, valor abaixo do percentual mínimo previsto pela legislação para que o decreto de emergência seja homologado pelo Governo Federal.
De acordo com Fortunati a presidente vê com bons olhos e pediu um estudo para ver a possibilidade de se abrir a exceção. "A presidente propôs um estudo, que foi solicitado ao ministro Jaques Wagner que faça até sábado quando ela vai ao Rio Grande do Sul e dará uma resposta definitiva. Só vai ver a questão jurídica, se é possível abrir a exceção", declarou Fortunati.
O prefeito José Fortunati disse ainda que pediu que essa exceção seja também estendida aos demais municípios gaúchos atingidos pelas chuvas.