Três semanas após o acidente entre um Ford Fiesta e uma lotação que causou a morte de Isabel Gonçalves Machado (carona do carro), 71 anos, e Fábio Costa Dornelles (passageiro da lotação), 27 anos, o cruzamento das ruas Miguel Couto e Dona Augusta, no bairro Menino Deus, em Porto Alegre, recebeu nova sinalização da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Foram colocados tachões, e uma faixa de pare foi pintada na horizontal na Miguel Couto, alguns metros antes de uma faixa de segurança.
Na Dona Augusta, que passou a ser preferencial em julho deste ano, há cones indicando que os motoristas devem reduzir a velocidade para 40 km/h. A rua teve o sentido invertido e passou a formar um binário com a Silveiro. A mudança ocorreu devido à construção de um condomínio no terreno do antigo Estádio dos Eucaliptos.
No dia 8 de outubro, às 9h11min, uma lotação que fazia a linha Menino Deus e o Fiesta colidiram, e uma árvore chegou a ser derrubada após o impacto. Conforme o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, as sinalizações já estavam previstas para o cruzamento antes do acidente fatal e só não haviam sido concluídas devido à sequência de dias chuvosos que atingiu Porto Alegre:
– Os projetos estavam prontos, tanto que implantamos na sequência (à colisão), assim que parou a chuva. Não teve conexão com o acidente. Esse era um ponto em que havia desrespeito dos motoristas. Identificamos que uma parcela deles excedia o limite de velocidade, fizemos uma avaliação e concluímos que precisava de reforço.
Sinaleira não será instalada no local
Uma das exigências dos moradores da região, que enviaram diversas reclamações à EPTC antes e depois do acidente, era a implantação de uma sinaleira no cruzamento. Cappellari, porém, afirma que estudos técnicos indicam não ser recomendável a instalação e entende que o que foi feito é suficiente:
– Sinaleira só ia gerar mais problemas do que solução, porque quando tu tens os índices técnicos (volume de pedestres e veículos) abaixo do recomendável para isso. Mais prejudica do que ajuda.
Para o perito aposentado do Instituto-Geral de Perícias (IGP) especialista em trânsito Clovis Santos Xerxenevsky, o trabalho da EPTC ficou aquém do recomendável. De acordo com ele, seria necessário mudar o local da faixa de segurança e colocar uma sinaleira de alerta (que não interrompe o fluxo) na Miguel Couto.
– A faixa de contenção de pare está antes da de segurança. Então, os motoristas na Miguel Couto não enxergam os que vêm na Dona Augusta, a menos que fiquem sobre a faixa de segurança. Assim, podem ser multados. O cuidado maior deveria ser na secundária, e não na preferencial – concluiu o especialista.