A CEEE removeu o poste que ameaçava cair na esquina das ruas Venâncio Aires e General Lima e Silva, na Cidade Baixa, em Porto Alegre, na noite desta quarta-feira. Mesmo tendo reafirmado que o poste não lhe pertence, a concessionária julgou prudente, por questão de segurança, retirar o pilar.
Conforme a CEEE, as linhas de telefonia que estavam no pilar foram colocadas em um poste próximo. Com isso, a concessionária espera que a empresa responsável pela coluna corroída e retirada se manifeste.
Na terça-feira, o ZH Pelas Ruas mostrou que a estrutura corre risco de cair a qualquer momento por conta da falta de manutenção. Na ocasião, tanto a CEEE quanto empresas de telecomunicações negaram qualquer responsabilidade. Nesta quarta-feira, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que uma equipe foi até o local inspecionar a coluna, e constatou que, de fato, não havia rede elétrica conectada na estrutura, mas detectou redes de telecomunicações das empresas Oi, GVT e Net usando o poste como sustentação. Em função do "risco à vida", a Anatel acionou as prestadoras para "tomar providências imediatas".
A Secretaria Municipal de Obras e Viação (SMOV) informou que também já fez uma vistoria no local, e disse que a responsabilidade é da Oi. Procurada por Zero Hora, a Oi reiterou que não é responsável pelo poste, negando a informação de que há cabos da empresa na estrutura. A Net também contrariou a informação da Anatel, afirmando que "sua rede não está fixada ao poste", e a GVT negou que tem responsabilidade, acrescentando que mobilizou sua equipe de campo para completa retirada de cabos do equipamento.