A prefeitura de Porto Alegre lançou nesta quarta-feira o novo projeto de revitalização do Largo dos Açorianos e da Ponte de Pedra, patrimônio cultural na região central da cidade. O objetivo é fazer uma reorganização completa do espaço. A licitação está prevista para ser lançada até o fim deste ano no valor de R$ 2,5 milhões, com recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente. A expectativa é de que as obras durem pelo menos seis meses.
Ismael Caneppele: uma cidade que agoniza
O projeto prevê dois grandes espelhos dágua, um em cada lado da Avenida Borges de Medeiros. Eles serão interligados por uma queda dágua, uma espécie de fonte, que fará a água circular entre os dois pontos. Para convidar a população a contemplar a área, taludes e esplanadas serão construídos ao redor do largo.
Foto: Divulgação / PMPA
- Queremos que as pessoas visitem o largo e desfrutem do espaço - sinaliza o arquiteto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAM), responsável pelo projeto, Alex Souza.
Postes de iluminação e caminhos internos também serão construídos para facilitar o acesso da comunidade. Nenhuma modificação estrutural está prevista para a Ponte de Pedra. Apenas a alvenaria nas bordas serão reforçadas para reparar os danos causados ao longo dos anos.
Antes e depois: veja como era e como ficou o Largo dos Açorianos
Um primeiro projeto de revitalização chegou a ser iniciado em fevereiro deste ano para a limpeza do espaço. No entanto, foi suspenso logo depois da primeira etapa, que previa a retirada do lodo. Segundo a prefeitura, a interrupção foi necessária para a reavaliação da obra. Desde então, a área ficou abandonada.
Após secagem do lago, peixes mortos aparecem no Largo dos Açorianos
Peixes de grande porte são encontrados no Largo dos Açorianos
- A partir do momento em que começamos a limpeza, percebemos que o problema era muito maior. Precisávamos pensar numa requalificação do espaço. Por isso paramos a limpeza e decidimos elaborar outro projeto - explica o prefeito José Fortunati.
Foto: Ivo Gonçalves / PMPA
O abandono da região do Largo dos Açorianos causou uma série de problemas nos últimos meses, como acúmulo de terra (lodo), muretas tombadas, depósito de lixo irregular, falta de pintura, gramado danificado e vandalismo. Situações de insegurança também são relatados por quem transita na região.
Iniciada em fevereiro, reforma da Ponte de Pedra segue paralisada
Lixo se acumula no espelho d'água do Largo dos Açorianos, em Porto Alegre
Apesar do valor da licitação, o prefeito José Fortunati considera que o projeto de revitalização do Largo dos Açorianos é um "presente" para a cidade no fim do seu mandato.
- É uma ponte que marca a história de Porto Alegre. É impossível pensar na nossa cidade sem falar de todo contexto histórico. Por isso, tínhamos de pensar em uma requalificação geral do espaço e entendemos que é um investimento absolutamente necessário, apesar do valor bastante considerável. É um presente para a cidade no fim do nosso mandato - afirma Fortunati.
*Zero Hora