Como efeito do confronto entre PMs e moradores do Morro Santa Tereza e a queima de dois ônibus e um lotação, o consórcio STS, que atende a zona sul de Porto Alegre, mandou retirar todos os seus veículos das ruas no início da tarde desta quinta-feira. No entanto, antes de que todos os ônibus voltassem para as garagens, a STS suspendeu a paralisação.
O que motivou as empresas a suspenderem o transporte foram boatos de novos incêndios em ônibus. A EPTC verificou a situação e, como não encontrou outros focos, a STS voltou atrás na medida.
No entanto, permanecem com itinerário reduzido as seis linhas de ônibus e uma de lotação que atendem o Morro Santa Teresa, são elas: 244 - Santa Teresa, 195 - TV, 177 - Menino Deus, 282 - Cruzeiro do Sul, T3, 263 - Orfanotrófio e 02.1 - Lotação Menino Deus.
BM garante que situação está sob controle após ataques a veículos
Leia todas as notícias de Porto Alegre
A circulação dos ônibus foi retomada às 14h. Antes disso, causou transtornos para muitos usuários. Na Avenida Oscar Pereira, no Bairro Glória, um grupo de estudantes teve de aguardar por quase uma hora o ônibus para voltar para casa.
- Está muito difícil. Só passaram ônibus com letreiros de "recolhe" e de "expresso". - lamentou Ana Carolina Dantas Agno, 16 anos, aluna da escola Glória que mora no Bairro Belém Velho.
Prejudicada também foi a dona de casa Geneci Marinho, 63 anos, que temia perder uma consulta médica agendada para as 14h. Faltavam 20 minutos e ela ainda estava na parada de ônibus.
- Quando ocorre desse jeito, de uma hora para a outra (a paralisação dos ônibus) fica bem difícil - disse.