Uma dúvida paira entre os moradores de uma extensa área na zona sul de Porto Alegre: afinal, Aberta dos Morros é um bairro ou não? A resposta está longe de consenso, pois nem a prefeitura trata o local da mesma forma em diferentes fontes de consulta.
Encravada no meio dos morros Agudo e Tapera, entre as avenidas Edgar Pires de Castro, Juca Batista e Estrada Costa Gama, a região é ocupada ao mesmo tempo por moradores de casas simples e de condomínios fechados. Não é incomum encontrar quem ainda viva um estilo de vida pacato, quase interiorano.
Distante cerca de 20 quilômetros do Centro, a região é considerada pela prefeitura como área não oficial, chamada de zona indefinida. Mas boa parte dos moradores acredita se tratar de um bairro.
- Nasci e me criei aqui, é um bairro, claro que é. Se bem que, na correspondência, às vezes vem escrito Hípica, outras vem Aberta dos Morros ou Ipanema - diz o aposentado Raimundo de Oliveira.
Dia Mundial Sem Carro em Porto Alegre é marcado por chuvas e congestionamento
Para esclarecer o mistério geográfico, a reportagem ouviu geógrafos e consultou mapas oficiais, além de ouvir o que diz a prefeitura. No site da Geoprocempa, arquivo digital de Porto Alegre sobre logradouros, Aberta dos Morros é considerada um bairro localizado entre Hípica, Chapéu do Sol, Restinga, Belém Velho, Vila Nova e Ipanema. Mas a Secretaria Municipal de Urbanismo (Smurb) alega que o site está errado. Segundo a Smurb, a definição correta para o local é mesmo Zona Indefinida, assim como Passo das Pedras ou Morro Santana.
De acordo com a arquiteta Gladis Weissheimer, da secretaria, a informação oficial não é encontrada em todos os mapas:
- Oficialmente, não existe esse bairro. Mas alguns registros disponibilizados pela Procempa consideram referenciais informais, extraoficiais, para que os serviços públicos possam atender a toda a população presente na cidade - justifica.
Para o geógrafo Ademir Chiappetti, professor da PUC-RS, o pseudo-bairro é, na verdade, uma região dentro do bairro Hípica. A confusão em torno dos nomes, segundo ele, deu-se, provavelmente, por causa dos loteamentos que surgiram nos últimos anos nas redondezas da Avenida Juca Batista, com nomes como Morada da Hípica, Campos de Ipanema, Nova Ipanema e Aberta dos Morros.
Origem do nome
Além dos limites geográficos da Aberta dos Morros, também há dúvidas sobre a origem de seu nome. Nem mesmo o historiador Sérgio da Costa Franco, um dos maiores conhecedores da história de Porto Alegre, soube explicar. Nascido e criado na região, o aposentado Ivo Salvador da Rocha arrisca um palpite:
- O nome é por causa da rua, que passa bem no meio do morro (ele se refere à Avenida Juca Batista). Antes, era tudo unificado, do mesmo dono. Depois que separou, ficou um pouco de cada lado, um pouco com cada família, e as pessoas foram invadindo, tomando conta.
A explicação empírica do morador coincide com o que dizem a geógrafa Tânia Ferrer e a historiadora Janete Rocha Machado.
- Esse local seria um testemunho de que, há muitos milhões de anos atrás, as duas áreas seriam de uma mesma altura. Por razão de chuvas, ventos, intempéries, essas áreas passaram a ser erodidas. A retirada de vegetação e pedras também ajudou a afastar os morros - explica a geógrafa.
Após ter sido batizado assim, o nome pegou, e nunca mais foi esquecido pela população local.
- Ficou aquela coisa popular, que foi passada de pai para filho - conclui Janete.