Nos próximos dias, a população de Porto Alegre vai ver uma máquina retroescavadeira atravessar o Arroio Dilúvio para a reconstituição do talude despencado com a chuva das últimas semanas. Após uma licitação emergencial que elegeu a empresa Macol Engenheira, a obra no valor de R$ 282 mil inicia nesta sexta-feira.
Antes da reforma começar, o local foi preparado na tarde ensolarada desta quinta-feira: montes de areia foram colocados na margem contrária a do talude despencado para possibilitar a descida e travessia da máquina. Como o nível do riacho está alto, será feito o aterramento e desvio do curso para permitir o trabalho.
Segundo Francisco Mellos, secretário-adjunto do Departamento Esgotos Pluviais (DEP), a primeira etapa consiste na contenção, com colocação de pedras para evitar novos desmoronamentos. Segundo ele, o prefeito José Fortunati estará no local às 14h para acompanhar a reforma.
O próximo passo será feito por uma máquina que depositará sacas de areia para desviar o curso do arroio para as pessoas trabalharem no seco. Feito isso, inicia então a reconstrução propriamente.
Durante os três meses de trabalho, um trecho de 100m da Avenida Ipiranga, que vai da esquina da Avenida João Pessoa até a frente do Departamento Médico Legal (DML), ficará trancado pela Empresa Pública de Trânsito e Circulação (EPTC). A ciclovia também permanece interrompida.
- É por questão de segurança - diz o secretário.