A partir de 26 agosto, a Coleta Seletiva de Porto Alegre entra em uma nova fase, com o aumento dos dias de coleta de lixo e uma alteração das rotas pelos bairros. Atualmente, o serviço é realizado nos turnos da manhã, tarde ou noite, duas vezes por semana em toda a cidade, e três vezes por semana no Centro Histórico.
Com a assinatura de um novo contrato pela empresa vencedora da última licitação, as coletas serão realizadas três vezes por semana, à noite, em toda região atingida pelo serviço automatizado. Nas demais regiões, ocorrerá pela manhã, duas vezes por semana.
Volume de lixo reciclável recolhido poderia ser três vezes maior em Porto Alegre
Por que multar não deixa Porto Alegre mais limpa
Prefeitura endurece regras para quem suja Porto Alegre
O anuncio foi feito pela prefeitura nesta terça-feira, dia em que completam-se 25 anos de implantação do sistema. Além de aumentar a frequência da coleta, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) irá lançar uma campanha de conscientização para que mais resíduos sólidos sejam recolhidos na cidade.
A Capital possui 19 unidades de reciclagem, abrigando mais de 800 cooperativados. São recolhidas cerca de 2,2, mil toneladas de lixo diariamente na cidade. No entanto, apenas 110 toneladas são de resíduos sólidos.
Leia todas as notícias do dia
Leia todas as notícias de Porto Alegre
O objetivo da campanha, batizada ReciclaPoa, é de informar à população o aumento do recolhimento e a importância da reciclagem.
- Porto Alegre investe na ampliação das suas áreas verdes e na construção de ciclovias. A coleta seletiva vai na mesma direção, de cuidado com o meio ambiente - explicou o diretor-geral do DMLU, André Carús.